Geral
Pecuaristas de Aracruz participam de palestra sobre “Opções de Alimentação para Bovinos”
A secretaria de Agricultura da prefeitura de Aracruz, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizou das 8h30 às 12h desta sexta-feira (07/12), no Parque de Exposições Rubens Pimentel, um encontro com pecuaristas do município para tratar das opções de alimentação para os bovinos.
O evento contou com as presenças do prefeito Jones Cavaglieri, do Secretário de Agricultura, Renato Sobrinho, do Médico Veterinário do Idaf, Osvaldo Gois de Oliveira Filho, do Coordenador de Produção Animal do Incaper, o Zootecnista Bernardo Melo e do Deputado Estadual, Dr. Hércules.
Na abertura da fala das autoridades, Renato Sobrinho deu as boas vindas e comentou sobre a necessidade dessa capacitação oferecida aos pecuaristas. “Muito bom dia a todos. Hoje teremos duas palestras de extrema importância, sendo que vivemos momentos de esperança, pois passamos quatro anos de muita dificuldade, com problemas de estiagem. Hoje vamos aprender como nos prevenir e o que produzir em tempos de seca”, diz.
O Médico Veterinário Osvaldo Gois de Oliveira Filho parabenizou o evento, que valoriza o homem do campo. “Parabéns pela realização desse encontro. Quem manda na economia do nosso país é o agronegócio, que é a proteína na mesa do consumidor. Proteína esta que se torna cabelo, osso, sangue e pele. E quando paramos de consumir alimentos de qualidade, nós adoecemos. Esses alimentos vêm da luta do homem do campo”, ressalta.
O Zootecnista Bernardo Melo explicou porque o Incaper promoveu estas palestas. “Essa ação faz parte de um projeto que nós temos a nível estadual chamado Bovinocultura Sustentável, que começou a rodar em janeiro de 2016, com o intuito de capacitar pessoas. Para se ter uma ideia, das 184 propriedades rurais que visitamos aqui Aracruz, 80% delas tinham algum problema de alimentação do rebanho durante o ano. Por isso trouxemos esses temas que são importantíssimos para o homem do campo”, comenta.
Após as falas iniciais, os pecuaristas puderam se capacitar com as palestras: “Planejamento da Produção de Alimentos Volumosos para a Seca”, proferida pelo Zootecnista e Coordenador do CRDR, Lázaro Zamir, e sobre “Sorgo Forrageiro: Uma opção para Alimentar em período de estiagem”, com o Engenheiro Agrônomo e Coordenador do ELDR. Os presentes também puderam tecer observações e fazer perguntas em uma roda de conversa com os palestrantes.