Meio Ambiente
Tamanduá na Praia de Barra do Sahy
Por Josimar Silva
Um artesão que mora de Barra do Sahy ficou surpreso ao encontrar um tamanduá mirim em frente à sua casa. Era pouco antes da meia noite desta segunda feira (21) quando Jean Pedrini retornava para sua residência e encontrou o lindo animal sobre um toco de madeira, no Quioske Kaniço.
O tamanduá mirim também é conhecido como tamanduá colete ou jaleco, por causa do desenho de aparentes alças sobre os ombros.
Membro da associação capixaba de proteção ao meio ambiente, Pedrini achou melhor espantá-lo dali.
“Fui tocando-o até o rio Guaxindiba, pois tem uma mata depois da ponte”, disse.
Morador há 20 anos de Barra do Sahy, Jean Pedrini, que também é micro empresário, afirma que foi a primeira vez que viu um tamanduá na beira da praia. Ele acredita que a saída do animal de seu habitat se deve à redução de seu ambiente, causada por desmatamentos que abrem espaços para loteamentos e invasões.
Pedrini pode não ter sido o único a ver o tamanduá passeando na orla. Uma moradora de João Neiva, Márcia Ramos Leite, afirma que viu o animal no último domingo, quando ele descia as pedrinhas.
O tamanduá é um bicho que desperta curiosidade por seu proeminente nariz e pelo hábito de comer formigas. Ele se alimenta também de outros insetos como cupins e larvas de besouros.
No Brasil, existem várias espécies de tamanduá, porém, é importante que todos tenham consciência para manter o animal preservado em Aracruz.