Policial

Reunião com órgãos de segurança vai discutir redução de homicídios em Aracruz e norte do ES

Postada em:

Os homicídios dolosos caíram 41% no município de Aracruz, de acordo com levantamento do Observatório da Segurança Pública, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). E esse será um dos números a ser debatido durante a Reunião Itinerante de Monitoramento dos Indicadores das Regiões Integradas da Segurança Pública (Risp), nesta sexta-feira (19), em Aracruz. O trabalho será para analisar como estão os índices da região Norte do Espírito Santo, conhecida como Risp 2. Foto: Reprodução/ Internet

 

Os dados, no entanto, comparam o número de mortes em 2018, até o dia 14 de outubro, com o ano de 2017, quando mais de 200 pessoas foram mortas no ES no período de apenas 22 dias, quando manifestações de familiares de policiais militares impediram a saída de guarnições dos quartéis e as ruas ficaram sem policiamento. Os protestos tinham como objetivo melhores salários e condições de trabalho para os militares.

 

“Estivemos em julho, em São Mateus, realizando a primeira reunião itinerante e o resultado foi muito bom. O encontro serviu de modelo para os demais que temos realizado. Agora, voltamos ao ponto de partida na região Norte e temos encontrado queda nos indicadores de criminalidade, mas ainda há muito a ser feito e vamos conversar sobre isso”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, que participa do evento.

 

Estarão presentes ao evento desta sexta-feira (19), além do secretário Nylton Rodrigues, outras autoridades, como o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Ramalho; o delegado-geral da Polícia Civil, Guilherme Daré; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Carlos Marcelo D’Isep Costa; o diretor-geral do Detran-ES, Romeu Scheibe Neto, dentre outros representantes de órgãos vinculados à pasta da Segurança Pública e autoridades locais.  

 

O secretário Nylton Rodrigues apontou que a redução de assassinatos tem sido um bom sinal na região Norte. Neste ano, até o último domingo (14), foram registrados 179 homicídios nas cidades que compõem a Risp 2. Já em 2017, no mesmo período, tinham ocorrido 252.

 

A Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) de Aracruz que inclui, além do município aracruzense, as cidades de Fundão, Ibiraçu e João Neiva, também tem se destacado.

 

Em Aracruz, a queda no número de homicídios é de 41% (37 casos em 2017, contra 22, em 2018). Fundão também registrou menos ocorrências, possuindo uma retração de 39%. Ocorreram 13 mortes violentas no ano passado, contra oito até o período comparado deste ano. Ibiraçu, que há seis meses não tem mortes violentas, conta com dois casos em 2018, contra cinco do ano passado. E João Neiva, por fim, tem três registros de homicídios dolosos em 2018, contra quatro de 2017.

É importante lembra que em 2017 durante os protestos de familiares de PMs, que impediram os militares de deixarem os batalhões, o número de homicídios cresceu assustadoramente no Estado e mais de 200 pessoas morreram assassinadas em apenas 22 dias.

O trabalho de combate à violência doméstica também se destaca. A Polícia Militar, por exemplo, já realizou na região Norte, de janeiro a setembro deste ano, mil visitas tranquilizadoras a mulheres vítimas de agressões por parte de companheiros. “É um compromisso nosso e não vamos compactuar com machistas”, garantiu o secretário. Especificamente o 5º Batalhão da Polícia Militar, que atende a área de Aracruz e municípios próximos, fez 472 dessas visitas.

 

A região Norte está sendo contemplada com obras que abrangem os segmentos da Segurança Pública. Está em andamento a reforma do Serviço Médico Legal (SML) e está prevista para ser realizada no ano que vem a construção da Delegacia Regional de Aracruz. Em julho deste ano, houve a inauguração das novas instalações da 18ª Delegacia Regional de São Mateus e da Delegacia de Plantão do município.

 

Regiões Integradas de Segurança Pública

Recentemente, a área da Segurança Pública no Espírito Santo ganhou um novo mapeamento geográfico. Pelas atualizações das estruturas das Polícias Civil e Militar, as chamadas Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) foram ampliadas, assim como as suas subdivisões, denominadas Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp).

 

Se antes as Risps eram repartidas em Metropolitana, Norte e Sul, agora estão com mais duas divisões: Noroeste e Serrana. A medida visa fortalecer a articulação dos órgãos da Segurança Pública e promover um melhor trabalho das polícias, o que vai das investigações até o patrulhamento ostensivo.

 

A Risp 2 abrange os municípios de Aracruz, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Conceição da Barra, Jaguaré, Pedro Canário e São Mateus.

 

Fonte: Secretaria de Estado de Segurança Pública