Política
Vereadores de Ibiraçu denunciam: “apesar do reajuste nas contas de água, ETA ainda não passa por ref
Os vereadores Otavio Maioli e Zé Pintor denunciaram em redes sociais e ao Site Aracruz que nem foi iniciada a reforma da Estação de Tratamento de Água – ETA de Sede de Ibiraçu, obra que, de acordo com os parlamentares, teria justificado o reajuste de 32,9% nas contas de água e esgoto da população do município.
A constatação, segundo os vereadores, teria ocorrido durante visita que os parlamentares fizeram, há umas duas semanas, na referida ETA, que segundo a denúncia, está funcionando de forma precária, obsoleta e necessitando urgentemente de intervenção.
Os vereadores também criticaram a situação das Estações de Tratamento de Água e Esgoto de Guatemala que, segundo eles, já deveria estar funcionando desde o primeiro trimestre de 2018.
Otavio Maioli disse ao Site Aracruz que com o referido reajuste a população está bancando as prometidas melhorias.
“Garantir a reforma da ETA da Sede foi a justificativa apresentada pela prefeitura para o reajuste que consideramos abusivo. Agora a população vem pagando mais caro e a situação não melhorou em nada. O cidadão merece respeito. Ou se realiza a reforma ou então que devolvam o dinheiro da população”, afirmou Otávio.
Para Zé Pintor, a situação não pode permanecer como está. “A prefeitura precisa explicar porque ainda não mostrou onde está aplicando os recursos cobrados da população. Não se pode cobrar por um serviço e não dar o retorno para quem paga”, declarou o vereador.
O caso foi levado ao plenário da câmara de vereadores na última sessão e os dois parlamentares “exigem” que a prefeitura realize a reforma da Estação de Tratamento da Sede no máximo até o mês de fevereiro de 2019.
Considerado abusivo por Otávio Maioli e Zé Pintor, o reajuste de 32,9% nas contas do SAAE ocorreu no mês de Março de 2018. Na ocasião, dentre as justificativas apresentadas pela prefeitura de Ibiraçu, estava a necessidade de se dar sequência às obras de ampliação e melhoramento dos sistemas de tratamento de água e esgoto.
O outro lado:
Procurada por nossa reportagem, a prefeitura de Ibiraçu não se pronunciou sobre o assunto.