Geral
Assinada ordem de serviço para Cerco Eletrônico contra crimes que envolvam veículos
Com o alto número de furtos e roubos de veículos em todo o país, a prefeitura de Aracruz utilizará uma poderosa ferramenta para combater e inibir esse tipo de ocorrência e outros crimes praticados com a utilização de veículos no município.
Trata-se de um sistema de monitoramento de veículos conhecido como “cerco eletrônico”.
A ordem de serviço para a implantação do sistema foi assinada hoje na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com a presença de representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, sociedade civil e imprensa.
Durante entrevista coletiva, o prefeito Jones Cavaglieri e o secretário de administração, Luciano Forrechi responderam a várias perguntas sobre o sistema, que já é utilizado em Vitória, Vila Velha e em municípios do estado de São Paulo, onde a novidade teria reduzido consideravelmente os números de roubos de veículos.
As câmeras com reconhecimento óptico de caracteres são capazes de identificar todos os veículos que passarem pelos 32 leitores instalados nos pontos de barreira espalhados nos acessos à cidade e em outros locais da sede do município.
Para o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, o sistema é uma conquista para a cidade.
“Ele (o sistema) é capaz de detectar qualquer tipo de irregularidade que envolva esses carros. Montamos um esquema capaz de vigiar entradas e saídas de nossa cidade e acreditamos, deixando o sistema ainda mais eficiente, disse Cavaglieri
O sistema registra a foto de todos os veículos que passarem pelas barreiras e as placa são lidas pelo equipamento, que armazena a informação na base de dados. Em caso de restrição de furto e roubo ou mesmo um indicativo de suspeita, emitido pelas forças de segurança, será disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Prefeitura de Aracruz.
Os operadores da central repassarão todas as informações do carro, tais como trajeto, cor e modelo ao Ciodes, que solicitará a abordagem pelas equipes da Polícia Militar.
Investimento
A Prefeitura de Aracruz não terá custo de implantação do sistema e todos os equipamentos a serem utilizados são pertencentes à empresa que prestará o serviço. Já o custo de manutenção será de aproximadamente R$ 1 milhão a cada ano de funcionamento, que serão pagos com recursos do município.
Segundo o secretário de Administração, Luciano Forrechi, nesta primeira etapa o Cerco Eletrônico atenderá somente a Sede do município, mas após estudos futuros poderá ser ampliado para outras regiões do município como a orla, por exemplo.
Após a assinatura do contrato, a empresa tem 90 dias para colocar o sistema em funcionamento. Assim a previsão é de que a população possa contar com o serviço a partir da segunda quinzena de dezembro.