Policial
Operação Independência da PRF conta com bafômetro que detecta a presença de alcool no ar
Começou nesta sexta-feira a Operação Independência, da Polícia Rodoviária Federal, que visa reduzir o número de acidentes nas estradas federais durante o feriadão de 7 de setembro. Imagem ilustrativa
A operação, que segue até a meia noite de domingo, conta com uma novidade que que vai facilitar o trabalho da polícia e acelerar o tempo das abordagens.
Trata-se do bafômetro passivo. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o novo aparelho identifica a presença de álcool no ar e o motorista não precisa assoprar.
Esse tipo de bafômeto não substitui o conhecido etilômetro. Na abordagem, durante a blitz, o agente de trânsito se aproxima do carro e coloca o aparelho a uma distância de 20 a 30 cm do rosto do motorista. Em apenas 5 segundos ele é capaz de detectar se há ou não presença de álcool no ar.
Imagem ilustrativa
Caso haja, o agente passa ao procedimento normal com o uso do bafômetro comum. Nesse caso, a abordagem passa a ter o tempo médio de 10 minutos, em vez dos 5 segundos para o caso de não haver indícios de ingestão de alcool com o aparelho mais moderno.
Ao todo, 25 bafômetros passivos foram adquiridos para uso da PRF no ES. Durante a operação os agentes também contarão com radares móveis que detectam altas velocidades. Esse tipo de equipamento será usado em pontos estratégicos, onde há maior incidência de acidentes.
Ao trafegar em estradas federais, o motorista deve se lembrar de acender os faróis para evitar multas