Geral
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada em Aracruz
A sociedade em reflexão no dever da igualdade para a inclusão. Este é o objetivo da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, lembrada em todo Brasil entre 21 e 28 de agosto. Em Aracruz, as atividades foram abertas na manhã desta terça-feira, 21 de agosto, na sede da APAE no município. O evento contou com a presença de autoridades, alunos, educadores e familiares.
Com base no tema: "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas" a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 vem para reafirmar no contexto desse Movimento a importância da participação da família.
“Além de promover o debate, nosso objetivo é colocar a sociedade em reflexão sobre o dever da inclusão”, explicou o presidente da APAE Aracruz, Fabrício Queiroz.
Durante a solenidade o prefeito de Aracruz ressaltou a importância da entidade e do trabalho desenvolvido pela equipe: “A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma das entidades filantrópicas mais importantes do mundo e cumpre um papel muito bonito em promover a inclusão, saúde, educação, assistência social e autogestão de pessoas com deficiência intelectual”, pontuou Jones Cavaglieri.
Auto Defensores
Um dos objetivos da APAE Aracruz é promover o desenvolvimento da autogestão, autodefensoria e convivência em família da pessoa com deficiência intelectual. Erik e Michele são alguns dos alunos que atuam como autodefensores. A ideia é que eles busquem seus direito sem depender de outras pessoas. “Estamos aqui para representar todos que estudam na APAE”, comentou Michele.
Caminhada
A programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla continua e, na quinta-feira, 23 de agosto, acontece uma grande caminhada que vai unir famílias, alunos, voluntários e apoiadores da causa. A saída está prevista para as 08h, na Praça da Paz.
Fonte: Prefeitura de Aracruz