Geral

Grupo de Guaraná busca apoio para produzir primeiro livro brasileiro referência em arcos de violino

Postada em:

No distrito de Guaraná encontra-se um dos maiores pólos de produção de arcos de violino do mundo. O lugarejo reúne cinco ateliês, onde trabalham cerca de 45 artesãos que, além de produzirem, também exportam para cidades da Europa e América do Nortee Ásia. Foto: Vinícius Gardiman

Leia também: Ibiraçu – Dia D de vacinação contra Sarampo e Poliomielite será neste sábado (18) 

Qualificação: 500 vagas em 12 cursos gratuitos para os capixabas do interior

A confecção de arcos é um trabalho minucioso e cada detalhe reflete na qualidade do som que ecoa do violino. Os arcos produzidos aqui dão um toque especial ao instrumento, já que é da Mata Atlântica brasileira que vem a matéria prima desse objeto: o Pau Brasil.

No entanto, diferente de outros países, em terras brasileiras a arte de se fazer arcos para instrumentos de cordas é pouco difundida. Com essa justificativa, nasceu a ideia de produzir o primeiro livro referência em arcos brasileiros, que vai reunir diversas informações a cerca dos artesãos e sua tradição de fabricação que envolvem os arcos feitos em Guaraná e em outras regiões do Estado.

“Nosso projeto já foi aprovado pela Lei Rouanet (lei que fomenta a arte e a cultura no nosso país) que irá cobrir parte da confecção do livro. Estamos em busca de parcerias com empresas e pessoas físicas para que apoiem a sua produção. A empresa que possui o modelo de lucro real pode investir 4% e pessoas físicas até 6 % da verba destinada aos impostos Federais em projetos da lei de incentivo fiscal. Este valor investido é 100% dedutível poiso projeto se enquadra no artigo 18 da Lei Rouanet”, explica Hélia do Carmo Gonçalves, uma das organizadoras do projeto.

Segundo ela, o livro também possui a importância de fazer um resgate histórico dessa arte, já que irá reunir informações sobre os arqueiros, detalhes técnicos e imagens dos arcos. “O objetivo principalé construirum legado através de três vertentes de alto valor agregado: a música, a história desta arte no estado do Espírito Santo e do nosso ecossistema”, conclui.

 

Arco na Terra do Paubrasilia
 

Intitulado “Arco na terra do Paubrasilia”, o projeto tem a missão de incluir o Brasil no mapa de arcos de violino, sendo uma produção atemporal, ou seja, estará adequado para consulta, estudo e leitura, independente da época.

Outro fato curioso é que a venda dos livros terá uma ligação direta com a biodiversidade brasileira. Seguindo os princípios ambientalistas, a comercialização da obra estará vinculada ao plantio do Pau Brasil. Além de ser matéria prima do arco,é uma das espécies da Mata Atlântica que contribuiu significativamente para nossa história, que vai da cor verde da bandeira nacional ao nome do nosso País.  Desde o descobrimento do Brasil quando os portugueses a levavam para a Europa para, entre outras funções, tingir tecidos para os nobres do mundo, até os dias de hoje com os arcos para instrumentos de cordas.

“Nossa ideia é reflorestar ao mesmo tempo em que perpetuamos a arte de fazer arcos de violino”, completou Hélia.

 

Como colaborar


Empresários que desejam contribuir com a produção do livro, devem contatar através do site: http://maestriagestao.rds.land/arcos-brasil-livro

 

Fonte: Prefeitura de Aracruz