Geral

Prefeitura de Aracruz Inaugura internet gratuita na Praça da Paz

Postada em:

A prefeitura de Aracruz inaugurou na noite desta sexta-feira (27) o Programa Praça Digital, que desde então oferece internet gratuita para os frequentadores da Praça da Paz. A inauguração foi prestigiada por vários secretários, vereadores, servidores e comunidade.
 

Para acessar, o cidadão deve baixar o aplicativo Aracruz Online, um sistema gratuito, prático e de fácil manuseio, que disponibiliza aos moradores e turistas um canal de comunicação com diversos serviços públicos disponíveis. O cidadão poderá acessar canais da prefeitura, como o Fala Cidadão, e solicitar, por exemplo, serviços de poda ou iluminação. Projetos e acompanhamentos de obras, assim como horários de ônibus estarão disponíveis no aplicativo. 
 

O prefeito Jones Cavaglieri lembrou que a entrega da primeira praça digital é o cumprimento de uma promessa feita durante a campanha eleitoral.


“Em 2016  nós anunciávamos a uns jovens, aqui nessa praça, que em nossa gestão entregaríamos a Praça Digital à comunidade. Essa entrega significa o cumprimento da nossa palavra. Essa ferramenta que nós disponibilizamos hoje é para que as famílias ocupem nossas praças. Aqui os pais podem trazer os filhos para brincar em segurança e todos podem acessar a internet gratuita”, disse o prefeito.  
 

O secretário de Administração e Comunicação da prefeitura de Aracruz, Luciano Forrechi, destacou que poucos municípios capixabas contam com o aplicativo lançado nesta sexta-feira.  


“Aracruz traz hoje a possibilidade de internet pública que outros municípios já têm, mas o aplicativo, por exemplo, existe em menos de 10 municípios capixabas. O aplicativo é dinâmico e vai ser alimentado a partir das necessidades das pessoas e dos servidores públicos, melhorando essa relação”, disse o secretário.


Depois de baixar o aplicativo, para acessar  a internet gratuita, basta posicionar a digital sobre anteninha do wifi no seu celular e se cadastrar assim que aparecer a opção. Para realizar o cadastro, que deverá ser feito uma única vez, o usuário deverá digitar informações como email e cpf.


Quem tem Iphone só conseguirá acessar a partir da próxima terça-feira (31). Se o cidadão utiliza androide, já tem acesso livre e só precisa se cadastrar. 


 

Forrechi acrescentou que em 30 dias o cidadão também poderá usar o aplicativo para fazer agendamento de espaços da Praça da Paz.  
 

A meta da prefeitura é entregar à comunidade, ainda este ano, outras 13 Praças Digitais em localidades como Barra do Riacho, Guaraná, Santa Cruz, Guanabara, Vila do Riacho, Bela Vista, Cohab IV, São Marcos, Praça da Matriz - no Centro, Coqueiral, Barra do Sahy, Rodoviária e Mercado Municipal. Os locais foram escolhidos de acordo com a viabilidade técnica de cada um para atender com fibra ótica.

O projeto é implantar, até o fim do mandato, um total de 25 dessas praças digitais. 
 

A próxima praça a ser incluída no projeto será a de Barra do Riacho. A informação mereceu comemoração do vereador Paulo Flávio, líder do prefeito na câmara municipal, que reside no distrito a ser contemplado.