Saúde
“Plantão ausente” de Raio X gera reclamação em Unidade de Saúde Fundão
A forma com é feito o plantão para atender o serviço de Raio X na unidade Mista de Saúde de Fundão parece não ter a aprovação de quem utiliza o serviço durante finais de semanas ou feirados.
Leia também: Vereadores denunciam prefeito de Ibiraçu no MP por falta de revisão nos salários dos servidores
No último sábado, a experiencia não foi nada boa para um casal que correu até a unidade para fazer o Raio X do filho de apenas 1 ano e 3 meses, que acabara de sofrer um acidente doméstico. Um armário teria virado sobre o pé da criança.
Aflitos e ansiosos para saber se havia alguma fratura no pé do menino, os pais correram com a criança até a Unidade, mas não encontraram a pessoa responsável pelo Raio X.
De acordo com Andressa dos Santos, mãe da criança, a informação recebida foi de que o funcionário responsável pelos exames de Raio X não costuma permanecer na unidade em finais de semanas e feriados.
Um funcionário da Unidade tentou localizar o técnico por telefone, mas não obteve êxito. A solução foi tentar encontrar o profissional na casa dele, que fica há uns dois km da unidade. Chegando lá acompanhado de um funcionário da unidade, o pai da criança teve nova frustração, o técnico não foi encontrado e não havia como medir a gravidade do ferimento do menino.
O casal então teria sido aconselhado a velar a criança para o Hospital de Aracruz, mas devido ao horário e outros empecilhos,os pais, ainda mais aflitos, resolveram ligar para uma funcionária de nome Margarete, que seria coordenadora da unidade.
A referida servidora teria dito á mãe da criança que tentaria ela mesma localizar o técnico do Raio X e que, assim que falasse com ele, daria um retorno aos pais da criança, porém, a mãe alega não ter recebido qualquer retorno.
Na manhã de domingo, o casal retornou à Unidade de Saúde e, mais uma vez, o técnico não se encontrava no local. Ele acabou sendo contatado por telefone e então se dirigiu à unidade. Enquanto o profissional era aguardado, chegou ao local uma vítima de moto. O rapaz acidentado não teria o mesma condição de ir procurar o técnico na casa dele, e muito menos aguardar até o dia seguinte para realizar o exame.
O outro lado
Procurada pela reportagem do Site Aracruz, a Secretaria Municipal de Saúde de Fundão informou que os serviços de RX eletivos são executados de segunda a sexta das 08 as 17:00, com atendimento na Unidade Mista de Fundão. Acrescentou que após horário das 17h00, feriados e finais de semana o técnico da empresa fica de plantão (sobreaviso) e em caso de emergência é acionado pela Unidade Mista via telefone para atender a demanda.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a empresa contratada possui 03 (três) técnicos, sendo um fixo durante a semana e revezamento entre os mesmos, após as 17h00, finais de semana e feriados.
A Secretaria conclui informando que realizou reunião com a responsável pela empresa, juntamente com Coordenadora da Unidade Mista de Saúde para a identificação do fato ocorrido. A empresa prestadora dos serviços foi notificada, tendo prazo de até 72h (setenta e duas) horas para manifestação.