Geral
Produtores rurais sofrem com as condições da estrada de Piabas, interior de Fundão
Trafegar pelas estradas do interior de Fundão, na região de Piabas e Três Barras, não tem sido tarefa fácil para quem mora por lá. De acordo com produtores rurais, que conversaram com a reportagem do Site Aracruz, as condições de trafegabilidade são muito ruins, com muitos buracos e mato tomando conta dos cantos da estrada.
Contagem regressiva para o grande show de Léo Magalhães em João Neiva-ES
Na região há produtores de banana, eucalipto e principalmente de café. Todos ficam prejudicados com a situação.
De acordo com com o produtor de café, João Paulo Zanoni, o prefeito Pretinho Nunes chegou a participar de uma reunião com os produtores, há cerca de vinte dias, quando reivindicaram, o envio da patrulha mecanizada para melhorar as condições da estrada, visando o transporte do café, cuja colheita já começou.
“Na ocasião, o prefeito prometeu que enviaria um caminhão e uma retroescavadeira para tapar os buracos, ampliar a largura da estrada, mas até agora essa promessa não foi cumprida. A colheita do café já começou e prevemos muitos prejuízos no transporte”, afirmou Zanoni.
Ainda segundo as informações passadas ao Site Aracruz, sem a ajuda da prefeitura os produtores têm se esforçado para amenizar o problema tapando os buracos com o uso de enxadas, e a situação não está pior porque a Associação dos Produtores conseguiu um pouco de aterro para um dos pontos mais críticos. O transporte do aterro foi feito por uma caçamba conseguida no Município de Ibiraçu.
“Se não fosse isso, nossas crianças não teriam como chegar à escola”, comenta o produtor.
Há cinco anos, nenhuma máquina teria realizado intervenções nas estradas da região, segundo os reclamantes. O ponto mais crítico seria um trecho curto entre Três Barras e Piabas, além de outros pontos em ramais, que passam por dentro de cafezais.
Para evitar maiores prejuízos no transporte, produtores de café estariam sendo obrigados a transportar o produto em caminhonetes, tendo assim a necessidade de transferir o café para caminhões, que só estão podendo ser usados em trechos menos esburacados, onde a perda do produto é menor. O trabalho, no entanto, exige mais mão de obra e tempo dos produtores, o que encarece o transporte.
Prefeitura
Apesar de produtores dizerem que há cinco anos as estradas da região não sofrerem intervenções, a Secretaria Municipal de Agricultura de Fundão informou, através de nota, que o serviço foi realizado parcialmente na região, porém, devido à ocorrência elevada de chuvas no momento da execução, o trabalho foi interrompido e o maquinário recolhido até que as condições climáticas permitissem a realização do serviço.
Ainda segundo a nota, esse procedimento é adotado para evitar maiores transtornos nas vias e zelar pelo equipamento público
Informa ainda que, assim que possível e o clima for favorável, o serviço será finalizado da melhor maneira para atender a esta solicitação. A nota acrescenta que a demanda pela patrulha mecanizada no município é alta e constante, que o maquinário é limitado e que periodicamente precisa de manutenção para que permaneça operante.
Na nota, a Secretaria de Agricultura não estipulou prazo para a realização do serviço.