Saúde

Setembro Dourado: campanha estimula diagnóstico precoce do câncer infantil

Postada em:

Mais de 12 mil casos de câncer em crianças e adolescentes deverão ser registrados no Brasil em 2016, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA). No Espírito Santo, serão 230 novos casos da doença no ano. Com diagnóstico precoce e tratamento adequado, no entanto, as chances de cura podem chegar a mais de 80%. Para chamar a atenção para o tema, este mês é conhecido como Setembro Dourado.

A campanha visa estimular ações preventivas e educativas associadas à doença, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças com câncer. Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões.

No Espírito Santo, a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) apoia o debate proporcionado pelo Setembro Dourado como forma de alertar pais e responsáveis para ficarem atentos aos primeiros sinais e sintomas da doença.

Segundo a oncologista pediatra Gláucia Perini Zouain-Figueiredo, os sinais do câncer na infância muitas vezes são imprecisos. “Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, a criança ou o adolescente deve ser avaliado pelo médico, lembrando que em uma primeira consulta pode não ser levantada a suspeita de câncer, já que se trata de doença infrequente, com sinais ou sintomas comuns a doenças benignas muito mais prováveis. Caso os sintomas persistam, a criança ou o adolescente deve retornar ao médico”, destaca Glaucia.

Ela alerta ainda que é importante lembrar que os sinais e sintomas costumam vir associados e são progressivos e o diagnóstico deve ser feito pelo médico. Existem diversas manifestações que se constituem em sinais e sintomas de alerta. Confira abaixo alguns deles e fique atento.

Principais sinais e sintomas:

- Palidez progressiva;

- Sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas;

- Febre prolongada, sem causa definida;

- Vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã.

- Alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços

- Caroços em qualquer lugar do corpo;

- Ínguas que não resolvem;

- Dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças;

- Brilho branco nos olhos quando a criança sai em fotografia com flash.