Geral

Banda de alunos da Pestalozzi JN encerra semana da pessoa com deficiência

Postada em:

A apresentação de uma banda formada por alunos da Sociedade Pestalozzi de João Neiva encantou aqueles que passaram, na tarde desta sexta feira (26), pela Praça Nossa Senhora do Líbano, localizada no Centro de João Neiva. Formada por pessoas com necessidades especiais na érea mental, a banda tocou vários ritmos como pop rock, arrocha e o famoso congo da Banda Casaca.

De acordo com Maria Melânia, diretora da Pestalozzi, a apresentação da “Banda Sol Maior” encerrou a Semana da Pessoa com Deficiência, que contou com outras atividades.

“A banda é fruto de um trabalho que teve início em 2010 com o educador musical Tutty Vieira e conta com uma retaguarda de importantes profissionais, (clínicos, psiquiatras, assistentes sociais e outros). Foram algumas tentativas que tiveram de ser adiadas, mas agora todos estão muito animados. O Trabalho do Tutty é excelente”, afirmou a diretora.

Tutty, que é muito conhecido no meio musical na região, inclusive com trabalhos em nível estadual, disse ao Site Aracruz que para os alunos chegarem ao estágio atual foi necessário um trabalho de longo prazo no qual precisaram superar suas dificuldades.

“E um trabalho que precisa ser feito com muito amor e dedicação. É muito gratificante ver a transformação em cada um deles. Antes tinham vergonha, mas agora se sentem muito à vontade e se jogam”, afirmou o professor, que se apresenta junto com os alunos.

Tutty acrescentou que a banda costuma receber convites para se apresentar em eventos escolares e que espera mais oportunidade para apresentações em eventos públicos. A banda é formada por Ewerton (bateria), Augusto Lenon (Timbal), Gabriel (Cajon) Thaynah (Percussão) e Rai (violão) ausente na foto de capa.

Durante a Semana da Pessoa com Deficiência, a Pestalozzi realizou palestras de conscientização para os pais, ensinando sobre prevenção, cuidados que devem ter e recursos possíveis para auxílio ao deficiente. Na semana, os alunos também participaram de um piquenique e visitaram o Palácio Anchieta, onde foram recebidos pelo Governador Paulo Hartung.

A Pestalozzi de João Neiva atualmente atende a noventa e quatro pessoas com deficiência, na faixa etária de 1 mês a 74 anos.

Professor Tutty Vieira, Gabriel, Ewerton, Augusto Lenon, Rai e Thaynah