Policial

Polícia prende suspeitos de furtar gado e veículos em Aracruz

Postada em:

A Delegacia de Crimes Contra Patrimônio de Aracruz – DEPATRI 13ª Regional prendeu, nesta quinta feira (18), três suspeitos de participarem de uma quadrilha que vinha furtando e roubando gado e veículos na região de Aracruz.

Foram detidos Jerry Neves Agostinho, 22 anos, Marcio Loyola do Rosário, 30 anos e Vagner de Paula Soeiro, 19 anos. Também fariam parte do grupo, Diones Ferreira Rochk, 23 anos, que está sendo procurado, e o adolescente M.R.S.

Durante as investigações, no mês de fevereiro de 2016, Marcio Loyola do Rosário foi preso em flagrante pela Policia Civil de Aracruz por portar uma arma de fogo que, segundo os detidos, chegou a ser utilizada algumas vezes para no abate dos animais.

Em entrevista à reportagem do Site Aracruz, o delegado Leandro Sperandio, titular da Depatri, afirmou que onze proprietários foram vítimas desses furtos ou roubos. “Em alguns casos os animais eram abatidos durante a madrugada na própria fazenda e a carne era vendida para dois açougues, um deles localizado em Aracruz e outro em Nova Almeida, na Serra”, disse o delegado.

Ainda segundo Sperandio, os compradores conheciam a origem ilícita dos animais que eles compravam por preços muito abaixo do valor de mercado. Algumas vezes, os próprios compradores iam até a propriedade da vítima buscar os animais já abatidos. Os comerciantes, que não tiveram suas identidades reveladas, já foram autuados por receptação e devem responder pelo crime em liberdade. Eles foram delatados pelos próprios detidos, que confessaram o crime.

Para o delgado, o consumo da carne de origem ilícita é perigoso já que, segundo as vítimas, alguns animais foram abatidos dias após serem vacinados, ou seja, sem que fosse cumprido o prazo mínimo para o consumo. Diante do risco, a polícia irá pedir à Vigilância Sanitária que intensifique as fiscalizações nos açougues da região.

A equipe de investigação da Delegacia Patrimonial ainda está realizando diligências a fim de localizar Diones Ferreira Rochk, que seria integrante da associação criminosa e já foi preso anteriormente por homicídio tentado.

Quem souber a localização de Diones pode ligar para o 181 e contribuir com o trabalho da Polícia Civil. Não é preciso se identificar.

Ladrões de gado agem em Aracruz e abatem animal em curral de fazenda