Geral

MST interdita ferrovia em Fundão

Postada em:

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST ocupou na tarde desta quinta feira (18) um trecho da Ferrovia Vitória x Minas, pertencente à Cia Vale do Rio Doce. A interdição ocorreu por volta das 14h30. Representantes da empresa compareceram ao local na tentativa de conseguir a liberação da estrada de ferro. (Foto de celular: Frederico Grazziotti Neto)

A interdição, segundo os camponeses, é um protesto contra a morosidade dos poderes estadual e federal para resolver problemas econômicos e sociais da agricultura camponesa familiar causados pela seca que atinge o Estado há dois anos.

A ocupação da ferrovia também objetiva pressionar o Conselho Monetário Nacional, para a inclusão da proposta camponesa na PL 733 que será votada em plenário do conselho na próxima quinta em Brasília. A proposta das organizações que compõe a jornada é que haja o rebate de 90% do valor da dívida para agricultores camponeses familiares e assentados dos anos de 2015, 2016 e 2017 com financiamento contratado de até R$100.000,00 e carência até o ano de 2021 para o pagamento dos 10% restantes.