Cidades

Zanol teme manobra para liberar venda de imóveis da prefeitura de Aracruz

Postada em:

Faltando menos de cinco meses para o fim da atual gestão, o prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, conseguiu aprovar na Câmara Municipal, o Projeto de Lei que autoriza a prefeitura a alienar vários lotes do patrimônio municipal. A aprovação, em primeiro turno, ocorreu na sessão desta segunda-feira (08).

Na íntegra, a proposta inclui a alienação de vários imóveis como o prédio da antiga Câmara Municipal, a Casa do Cidadão, a antiga Delegacia Civil, a antiga Igreja Batista e a antiga Casa do Promotor e Juiz, todos localizados no Centro de Aracruz, no entanto, o projeto foi aprovado com uma emenda apresentada por um grupo de vereadores aliados ao prefeito, autorizando apenas a alienação de cerca de vinte lotes localizados no bairro Jardins.

A forma como o projeto foi aprovado preocupa o vereador Lucio Zanol (PTN), que votou contra o projeto e se negou a assinar a emenda proposta pelos aliados de Coelho.

“Se essa emenda que permite apenas a venda dos lotes for vetada pelo prefeito, o projeto volta para a câmara e bastará que os vereadores mantenham o veto para que o projeto seja aprovado na íntegra. Dessa forma o prefeito terá autorização para alienar todos os imóveis que constam no projeto” afirmou Zanol ao Site Aracruz.

Curiosamente, o projeto voltou à câmara mesmo após o prefeito Marcelo Coelho dar a palavra de que a proposta seria retirada se a comunidade fosse contra sua aprovação. A promessa do prefeito foi feita na noite de sexta feira, 06 de novembro de 2015, no auditório do Sesc, durante o encerramento da apresentação do projeto à população. Na ocasião, 100% dos presentes se pronunciaram total ou parcialmente contra o projeto.

No dia seguinte, uma iniciativa popular deu início a um abaixo assinado, com o objetivo de colher assinaturas de pessoas contrárias à venda dos lotes e imóveis. O movimento foi interrompido após a prefeitura anunciar a retirada do projeto de pauta na câmara de vereadores. Quando boa parte a comunidade acreditava que o projeto era assunto encerrado, a proposta voltou à pauta na Casa de Leis.

O Projeto de Lei, com a emenda, foi aprovado com treze votos favoráveis e apenas quatro contrários. A votação em segundo turno deve ocorrer na próxima segunda-feira (15).

Prefeito de Aracruz quer vender mais de 20 imóveis e outros imóveis públicos