Cidades

Fundão cria movimento “Basta de Insegurança”

Postada em:

Cansados de tantos casos de violência e assaltos a residências que expõem a fragilidade da segurança no município, moradores de Fundão iniciaram há uma semana a campanha denominada “Basta de Insegurança”.

A campanha consiste na realização de Abaixo Assinado que será encaminhado à Secretaria de Estado de Segurança Pública, com pedido de providências urgentes e capazes de amparar as famílias de Fundão, que hoje não conseguem ficar tranqüilas nem mesmo dentro de suas próprias casas.

Em conversa com o Site Aracruz, a estudante de Direito Rayssa Ramos, que deu início à campanha, disse que o objetivo é conseguir no mínimo 3000 assinaturas, mostrando a insatisfação da sociedade com a situação de insegurança vivida no município.

“Vê-se com clareza o cenário de total abandono e descaso com o qual a Secretaria de Segurança Pública tem tratado o município de Fundão, o que gera revolta e indignação”, diz um trecho do documento redigido pela estudante.

Ramos cita ainda um cenário de insegurança pavor e medo, que seria fruto da omissão da Secretaria de Estado de Segurança Pública, e acrescenta que o município conta apenas com uma escrivã e dois investigadores para atender a delegacia, na sede e o “posto avançado”, em Praia Grande. Outro grande problema apontado é a falta de um delegado efetivo no município, já que atualmente o profissional que responde por Fundão é o delegado de Ibiraçu, fato para o qual o Site Aracruz tem chamado a atenção em uma série de reportagens sobre o tema.

Dentre outras providências, o movimento solicita um delegado efetivo, um escrivão de polícia para Praia Grande, novos investigadores, funcionamento 24h do Destacamento da PM, em Timbuí, policiamento ostensivo nas localidades de Santiago da Serra e Chapada Grande, na Serra, e maior presença da PM na sede, distritos e zona rural de Fundão.

A expectativa é de que o documento seja entregue na próxima segunda feira ao secretário de estado de segurança pública e defesa social André Garcia, com cópia para o governador, Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa, chefe da Polícia Civil, comandante geral da PM, promotor de justiça e juiz da Comarca de Fundão.

O Abaixo Assinado já conta com mais de 2000 assinaturas. Para apoiar a iniciativa, o cidadão pode se dirigir a um dos vários estabelecimentos comerciais da cidade e assinar o documento.

Pontos para assinatura:

Supermercado Multi Market (Supermercado do Zequinha) – Fundão (Sede)

Farmácia São José (Farmácia do Jonas) – Sede

G&G Material de Construção (Glauber Pegoretti) - Sede

Mariany Modas – Sede

Restaurante Pegoretti – Sede

Padaria Pegoretti – Sede

Loja do Evandro (Xerox) – Sede

Mariany Modas – Timbuí

Farmacia Rede Farmes – Praia Grande

Nazur – Praia Grande

Condomínio Rio Preto – Praia Grande

Varejão – Praia Grande

Sorveteria do Lelo – Praia Grande

Detido em Nova Almeida suspeito de participação em assaltos

Mais uma família tem casa invadida por assaltantes em Fundão

Bandidos assaltam residências em Fundão e roubam carros

Sindicato dos delegados critica precariedade em delegacias de Fundão, Ibiraçu e João Neiva