Política

Projeto de Lei incentiva servidores públicos de João Neiva a doarem sangue

Postada em:

Um Projeto de Lei apresentado na última terça feira (05), na Câmara Municipal de João Neiva, autoriza a Prefeitura a criar um programa de incentivo à doação de sangue entre os servidores públicos do município.

A proposta do vereador Luiz Carlos Adão, o Kaká, é de que o servidor que realizar doação de sangue seja beneficiado com dois dias de folga. Um dia já é garantido pela Lei Federal nº 1075, que abona a falta do servidor que comprova a doação.

O vereador Kaká lembra que para o servidor de João Neiva realizar a doação é preciso se deslocar para Vitória ou Linhares e que apenas o abono da falta não chegaria a ser um incentivo. O segundo dia de folga, que precisaria ser agendado, seria então uma forma de compensar o gesto solidário do servidor.

“Acredito que além de incentivar a doação por parte do servidor, o projeto deve chamar a atenção de cada cidadão para a importância da doação de sangue. Todos temos conhecimento da escassez desse elemento no Hemocentro e Hemonúcleos do Estado. Não são raras as vezes que cidadãos joãoneivenses procuram por doadores, em caráter de urgência, para salvar seus entes queridos. Com a aprovação desse projeto a câmara estará dando uma grande contribuição nessa missão de salvar vidas”, afirmou Kaká.

Caso o projeto seja aprovado, a prefeitura poderá compensar o servidor por até três doações anuais, sempre respeitando o intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

O projeto deve ir à votação na próxima terça feira (12).