Política

Ex-prefeito Jauber Pignaton fala de corrupção, problemas de Ibiraçu e eleições

Postada em:

O ex-prefeito de Ibiraçu, Jauber Dório Pignaton, foi entrevistado neste domingo pelo o Site Aracruz. Um dos nomes mais respeitados da política de Ibiraçu, Jauber falou de assuntos como corrupção, problemas enfrentados pelo município e eleições 2016.

Nosso entrevistado começou na política aos 32 anos, quando foi eleito vereador em 1976. Seu conhecimento sobre Ibiraçu é indiscutível, já que sempre morou no município que teve a oportunidade de administrar em duas oportunidades. Sua primeira eleição foi em 1983 e depois retornaria a chefiar o executivo no período de 2005 a 2008. Em sua carreira política também foi deputado estadual sendo representante da região na Assembléia Legislativa entre os anos de 1991 e 1994. Casado com Aurea de Marchi Pignaton há 44 anos, Jauber é pai de três filhos: Giuliana, Fransergio e Caroline.

Para o ex-prefeito o Brasil atravessa um momento de desgaste da imagem dos políticos após tantos escândalos de corrupção, mas não acha que seja momento para o povo se lamentar.

“A descoberta dos esquemas de corrupção ocorrem para o bem do país. É um bom momento para passar o Brasil a limpo, mas é importante lembrar que em uma democracia os avanços só são possíveis através da política”, diz Pignaton alertando que a melhor arma contra a corrupção é o voto. Afirmou ainda que uma boa maneira de acabar com a velha forma de fazer política é incentivar jovens de boa índole a ingressar ou seguir na carreira política.

Perguntado sobre como a prática da corrupção reflete em cidades pequenas do porte de Ibiraçu, Pignaton afirmou que não é muito perceptível, pois os recursos são poucos e as obrigações são muitas, mas cobrou maior atuação das câmaras municipais.

“Tem sido comum as câmaras atuarem somente na reivindicação, deixando de lado o papel de fiscalizar as prefeituras, o que é fundamental para um bom exercício do mandato, já que fiscalizar também é obrigação do vereador. Essa prática se deve também à falta de uma boa assessoria junto aos vereadores”.

Sobre os principais problemas a serem resolvidos em Ibiraçu Jauber destacou a falta d’água, o falta de tratamento de esgoto e as estradas do interior, que em sua maioria não são asfaltadas.

“Para resolver a crise hídrica deveriam ser construídas barragens para estocar a água que hoje corre livre e é desperdiçada”, afirmou.

Perguntado se estaria faltando força política para Ibiraçu conseguir recursos para a realização de uma obra de tamanha importância, o ex-prefeito apontou outro problema:

“Acredito que faltem bons projetos capazes de viabilizar esses recursos junto ao Ministério das Cidades.”

A respeito do esgoto de Ibiraçu, que é despejado in natura direto nos córregos, o ex-prefeito sugere a reativação da velha estação de tratamento, que há muito tempo não vem sendo utilizada no município.

“É preciso realizar um estudo para reativa a estação de tratamento de maneira mais projetada. Antes a própria água do esgoto arrastava o encanamento interrompendo o funcionamento da estação. É importante lembrar que os munícipes pagam a taxa de esgoto e mesmo assim não há qualquer tratamento.”

O ex-prefeito falou também sobre a possibilidade de Ibiraçu vir a ter três candidatos a prefeito nessas eleições deste ano.

“Acho muito bom para a cidade. Quando fui candidato a prefeito pela primeira vez éramos cinco ou seis candidatos. É bom que o eleitor tenha mais opções. O mais importante é que ele escolha bem o melhor projeto e analise a capacidade e integridade de cada candidato, concluiu.

A menos de um mês de completar seus 72 anos de idade, Jauber Pignaton tem dado prioridade ao convívio com a família, mas por amor a Ibiraçu está sempre antenado no dia a dia do município.

Diego fala de projetos para Ibiraçu e causa boa impressão em reunião do PEN