Política

Aracruz – Marcelo Coelho desiste de reeleição e Musso pode representar o grupo

Postada em:

Por Josimar Silva

O prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, confirmou nesta quinta feira (16) o que muitos já esperavam: ele não será candidato a reeleição.

No dia 16 de março, quando confirmou a transferência do deputado Erick Musso para o PMDB, o Site Aracruz adiantou que a candidatura de Marcelo Coelho a reeleição dependeria do resultado de uma pesquisa que mostraria seus índices de popularidade e rejeição. Em caso de resultado desfavorável, Erick Musso seria o candidato da situação.

Após um longo período de poucas ações representativas da atual administração, no que diz respeito a obras, principalmente nos dois primeiros anos, o que se viu nos últimos meses foi uma corrida para inaugurar obras, numa tentativa de melhorar a imagem do prefeito, que se mostrava muito empenhado e otimista na missão de elevar sua popularidade, porém a velha estratégia de mostrar serviço no último ano de governo para garantir alta popularidade no momento da eleição parece não ter funcionado. Tal política, aliás, antes muito eficiente, já havia se mostrado ultrapassada e em outros municípios, nas últimas eleições. Muitos que a praticaram e insistiram em concorrer acabaram sentindo o gosto amargo da derrota. Marcelo, porém, não quis correr esse risco. Na política, quando está em jogo o futuro de um grande grupo, as decisões quase nunca são pessoais, é preciso pensar no compromisso com os aliados.

Com a decisão, Coelho se mostra um líder consciente e fiel aos seus aliados, que podem se fortalecer na tentativa de continuar no poder por mais quatro anos. Ao anunciar que não será candidato a reeleição, Coelho afirmou que o motivo de sua decisão seria o desejo de passar mais tempo com sua família e declarou que apoiaria uma candidatura do deputado Erick Musso, aliado que, não por acaso, o acompanhou em quase todas as inaugurações dos últimos meses.

No dia 14 de maio, em breve conversa, Musso disse a este jornalista que tinha grande possibilidade de ser pré-candidato e que a decisão deveria ocorrer até o dia 10 de junho. Com a desistência de Marcelo Coelho, não há dúvidas de que o mesmo grupo trabalhará pela eleição do jovem deputado.

Apesar da grande rejeição que Musso pode herdar de Marcelo Coelho, se confirmar que vai entrar na disputa, o deputado pode ser beneficiado caso não haja uma união dos pré-candidatos de oposição, que hoje são cinco. Se esse número não cair para um ou dois dificilmente o atual governo deixará de eleger seu candidato.

Em caso de confirmação da pré-candidatura, caberá a Erick Musso trabalhar para não decepcionar os eleitores que o elegeram vereador e o viram deixar o cargo, após dois anos, para assumir seu atual posto na Assembléia Legislativa. Dois anos depois a história pode se repetir e seus eleitores mais uma vez tendem a não ver Musso concluir seu mandato. O agravante é que atualmente Musso é o único deputado estadual do município de Aracruz, não havendo nenhum outro dos municípios vizinhos.

Em Aracruz, muitos ainda acreditam que, assim como Marcelo Coelho pensou no compromisso com seu grupo político, Erick Musso também pode honrar seu compromisso com o mesmo grupo, ou com o eleitorado que o elegeu para que representasse os interesses de Aracruz na Assembléia Legislativa.

Erick Musso pode estar se transferindo para o PMDB e até disputar a prefeitura de Aracruz