Meio Ambiente

Estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do CEA participam de visita pedagógica a Reserva Natural

Postada em:

Aprofundar o conhecimento dos alunos, preferencialmente, sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, integrando os estudos para a sua conservação e das espécies de animais que habitam neste local foram os objetivos da visita pedagógica realizada na Reserva Natural da Vale, em Sooretama, pelos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, turmas A e B, do Centro Educacional de Aracruz (ES). Na ocasião, o grupo de estudantes estava acompanhado pelas professoras Telma de Jesus Ribeiro (Geografia), Liliane Blank da Costa (Língua Portuguesa) e Helania Mara Grippa (Ciências).

Segundo a prof.ª Helania Mara, a visita foi bastante significativa e teve os seus objetivos alcançados. “As aulas de campo favorecem a interação interdisciplinar dos conteúdos estudados em sala de aula nas disciplinas de História, Geografia e Ciências. Além disso, possibilitam que o aluno tenha conhecimento através da sua vivência com uma aprendizagem além dos muros da escola. O CEA sempre priorizou a participação dos alunos nas visitas pedagógicas, pois acredita que elas permitem aos alunos relacionar vários conceitos, valores, procedimentos e atitudes ao seu cotidiano. As visitas também colaboram para percepção de outros ambientes, na socialização e no exercício da cidadania, sensibilizando os alunos para a vida e para a natureza”.

Durante a visita, os estudantes do CEA assistiram a um vídeo, no Centro de Treinamento da Reserva Natural da Vale, sobre as contribuições de preservação e conservação realizada pela Vale do Rio Doce. Em seguida, o grupo de alunos participou de uma trilha ecológica que durou aproximadamente uma hora, sendo monitorada pela bióloga do local que esclareceu e levantou vários apontamentos sobre a importância da sustentabilidade da floresta e os benefícios que esta oferece a todos. Os estudantes do CEA também participaram do Circuito Interativo da reserva com jogos, ambientes cinematográficos e experiências sensoriais relacionados à fauna e a flora da Mata Atlântica.