Educação

Estudantes de JN convocam população a doar sangue nesta sexta feira

Postada em:

Prestar solidariedade. É com esta finalidade que estudantes do Curso Técnico em Logística do CEET Talmo Luis Silva, que funciona no Bairro Vila Nova de Cima, em João Neiva, vão promover um trabalho para conscientizar a população do município sobre a importância da doação de sangue.

A iniciativa dos 10 alunos do 3º módulo noturno, coordenados pelas professoras Iandra Gasparine e Neia Baioco valerá como trabalho da turma e será desenvolvido durante a 3ª Feira de Cursos, intitulada “Ciência Alimentando o Brasil”, que a escola estará promovendo nesta sexta feira (10).

Para ultrapassar os limites teóricos, a turma, em parceria com a escola, conseguiu a confirmação de que poderão contar com o carro de coleta externa do Hemoes no município durante o trabalho. Assim, todos os cidadãos de João Neiva e de outros municípios que desejarem ajudar a salvar vidas poderão dar a sua importante contribuição.

“Somos sabedores da importância do ato de doar sangue, e como o sangue doado não faz a menor falta para o doador, pois a reposição é feita em pouco tempo pelo próprio organismo, então nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo”, afirmou a estudante Claudiana Soares Rudio.

A jovem acrescentou que a doação de sangue é um ato que pode salvar muitas vidas.

Critérios

Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 67 anos, ou 16 e 17 anos de idade, desde que possua autorização do responsável legal e apresente documento original do mesmo. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem doar após passarem por avaliação médica.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Onde doar sangue

Para doar sangue, o voluntário deverá se dirigir ao carro do Hemões que, nesta sexta feira (10), permanecerá nas dependências do CEET Talmo Luis Silva das 08h às 16h