Solidariedade

Hemoes realiza coleta externa com ação em Aracruz

Postando em:

O Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) realiza uma ação de coleta externa no município de Aracruz, nesta sexta-feira (07). Os voluntários que desejam doar sangue devem comparecer à Praça São João Batista, onde se encontra a unidade móvel do Hemoes. A ação teve início às 8 horas e os cadastros podem ser feitos até às 15h30.

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Caso o doador tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher o cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Agenda externa

As coletas externas contribuem para aumentar os estoques do banco de sangue do Hemoes – responsável por abastecer 51 serviços, entre hospitais e agências transfusionais de todo o Estado – e facilita a captação de voluntários, já que o ônibus adaptado para o serviço está disponível para ir a qualquer município, principalmente em locais onde não há postos de coleta.

A coleta externa pode ser agendada por instituições de ensino e bancárias, empresas, igrejas e entidades que queiram participar. Os telefones de contato para informações são: (27) 3636-7900 e 3636-7920.