Educação

Professores de Aracruz fazem manifestação e não são recebidos na prefeitura

Postada em:

Professores da rede municipal de Aracruz realizaram uma manifestação pelas ruas do Centro da cidade na tarde desta quarta feira (05), e seguiram para a prefeitura numa tentativa de abrir um diálogo com representantes do executivo. Porém, ainda não foi dessa vez que a pretendida negociação teve início. De acordo com Zamir Gomes Rosalino, integrante da comissão de negociação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo – SINDIUPES, os manifestantes não foram recebidos na prefeitura. Apesar disso, Gomes afirmou que a manifestação cumpriu seu objetivo que era o de conscientizar a população de que a categoria quer dialogar e que não será a culpada caso seja deflagrada uma greve.

Ainda segundo Gomes, aproximadamente 300 professores participaram da manifestação e cerca de 25 escolas ficaram sem atividades nesta quarta feira. A liderança do movimento informou que a paralisação atingiu 50% das escolas municipais de Aracruz que não funcionaram durante todo o dia, deixando cerca de 7500 alunos sem aula.

Os professores se encontram em estado de greve desde o dia 29 de julho. O estado de greve é uma forma de alertar autoridades e a população de que uma greve pode ter início a qualquer momento. A categoria reivindica a reposição das perdas salariais, índice que seria de no mínimo de 8,47% de acordo com cálculos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Uma nova assembléia dos professores foi marcada para o dia 18 de agosto, quando a categoria definirá os rumos do movimento. A decisão por uma greve não está descartada.

A prefeitura de Aracruz informou através de sua assessoria que não vai se manifestar sobre o movimento.