Educação

Professores de Aracruz fazem paralisação e podem entrar em greve

Postada em:

Os professores da rede municipal de Aracruz paralisaram suas atividades nesta quarta feira (05). A paralisação foi deliberada em assembléia realizada no último dia 29 de julho quando a categoria entrou em estado de greve. (O “estado de greve” é diferente da greve propriamente dita. O estado de greve é uma situação que é aprovada pelos trabalhadores alertando aos governantes que a qualquer momento poderão deflagrar a greve.)

De acordo com Carlos Duarte, Diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo – SINDIUPES e que representa a categoria em Aracruz, os professores reivindicam um reajuste salarial 13,1% de acordo com a lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica- FUNDEB. Ainda segundo o diretor, o Estatuto Municipal diz que os salários devem ser reajustados, no mínimo com base na inflação.

“De acordo com cálculos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano passado foi de 8,47%. Esse índice já deveria ter sido dado desde janeiro de 2015 ou no máximo em maio, e nós estamos lutando por isso até o mês de agosto,” diz.

Duarte acrescenta que em vez de negociar com o SINDIUPES, que segundo ele é o verdadeiro representante da categoria, a prefeitura preferiu negociar com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracruz - SISMA com quem chegou a um acordo de reajuste de 2%, quando a inflação foi de 8,4%.

O SINDIUPES informou que 100% das escolas contatadas no Município, na manhã desta quarta feira estão paralisadas. A categoria promete uma manifestação para a tarde de hoje no Centro da Cidade, com saída às 14h da Praça São João Batista. Agora em estado de greve, os professores podem entrar verdadeiramente em greve a qualquer momento, caso não haja avanço na tentativa de iniciar as negociações.

A prefeitura, través de sua assessoria, informou que no momento não irá se manifestar sobre o caso.