Saúde

Vacinação contra Influenza (H1N1) prossegue até 20 de maio em Aracruz

Postada em:

A Campanha Nacional de vacinação contra a influenza (H1N1) teve início no último dia 25 de Abril e se estenderá até o dia 20 de Maio em todas as Unidades Básicas de Saúde de Aracruz. No último sábado (30), aconteceu o dia D da Campanha, uma mobilização nacional para vacinação da população alvo.

Desde 1999, ano Internacional do Idoso, o Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, vem realizando campanhas anuais de vacinação contra a influenza para os grupos de risco preconizado, cujos resultados epidemiológicos já podem ser observados por meio do registro de dados do Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde, que sinalizam para redução de internações hospitalares por patologias respiratórias na população brasileira.

Estudos comprovam que pessoas idosas, gestantes, crianças de seis meses e menores de cinco anos, indígenas, mulheres com até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas estão mais vulneráveis às doenças pulmonares agudas, com conseqüência da gripe e de outras causas, dessa forma, tendo contribuído para o aumento das internações hospitalares e mortalidade.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para complicações da infecção como (crianças menores de cinco anos, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

A transmissão ocorre principalmente por meio do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga são as manifestações mais comum. Nos casos mais graves, geralmente existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a vacinação contra a influenza mostra-se com uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e suas complicações.

Estimativa em Aracruz

Segundo o Ministério da Saúde, a estimativa populacional a ser vacinada no município de Aracruz neste ano é de 24.029 pessoas, e a meta a ser atingida é 80% desta estimativa para os grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde.

A Coordenação de Imunização do município pede a compreensão da população que não se enquadra nos grupos de risco determinados pelo Ministério da Saúde e que não será contemplada neste momento. Devido à baixa produção de vacina no país, há uma dificuldade de envio das doses aos estados e municípios. Desta forma as demais pessoas poderão ser vacinadas após o dia 20 de maio.