Saúde

PSF de JN pode acabar a qualquer momento e saúde pode ter colapso

Postada em:

O Programa Saúde da Família, do Município de João Neiva, vai acabar. Pelo menos esta foi a informação que chegou à redação do Site Aracruz na manhã desta quarta feira (27). A triste notícia teria sido anunciada pelo próprio secretário municipal de saúde Paulo Jorge Matos, durante uma reunião realizada com profissionais da saúde na manhã desta terça feira (26), na própria secretaria. O motivo, no entanto, não foi informado.

Implantado pelo Ministério da Saúde em 1994, o PSF visa evitar o predomínio do atendimento emergencial ao doente, que normalmente ocorre somente nos hospitais. Na prática, em João Neiva, o programa atende às famílias em suas próprias comunidades, com visitas em domicílio para identificação de problemas de saúde. Periodicamente, são realizadas reuniões nos bairros, onde são atendidos especialmente diabéticos e hipertensos. Nessas reuniões, médicos e enfermeiros realizam exames para medir pressão e glicemia e, em caso de necessidade, o médico receita o medicamento. Através do programa, as famílias são atendidas nas unidades de saúde mais próximas de suas casas, sem a necessidade de se deslocarem até o hospital.

Profissionais da área de saúde do município, que preferem não se identificar, temem que com o fim do PSF as unidades de saúde sejam fechadas e haja um colapso no atendimento do Hospital Sagrado Coração de Maria, que já não estaria dando conta da demanda atual.

Se não bastasse a preocupação com a saúde, o fim do PSF pode aumentar o número de pessoas desempregadas em João Neiva. Nossa reportagem apurou que a extinção do programa no Município pode resultar na demissão de cerca de quarenta agentes de saúde, além da desativação de aproximadamente nove Unidades de Saúde existentes na sede e interior de João Neiva nas quais trabalham outros profissionais como médicos, dentistas e auxiliares.

Tentamos saber da Secretaria Municipal de Saúde o motivo da possível extinção do PSF e como ficaria a situação da população. Através da assessoria de comunicação, a Secretaria de Saúde não negou e também não confirmou as informações. Informou apenas que prefere não se pronunciar sobre o caso.