Política

CPI da tilápia é arquivada na Câmara Municipal de João Neiva

Postada em:

O prefeito de João Neiva, Romero Gobbo Figueirado (PT), não será mais investigado por irregularidades supostamente cometidas na compra de peixes para a merenda escolar, no ano de 2015. Em sessão realizada na noite desta terça feira (19), na câmara municipal, a tão falada CPI da tilápia foi arquivada por insuficiência de votos favoráveis à sua continuidade. Foram 7 votos favoráveis e 3 contrários às investigações. Para que a CPI tivesse continuidade seriam necessários, no mínimo, oito votos.

Em seu relatório, o vereador Otávio Júnior, relator de fato da comissão, pedia a continuidade das investigações. Votaram com ele os vereadores Luiz Carlos Adão - o Kaká, Jurandir Matos do Nascimento Junior, Mário Heinrique Marim Reali, Valdemar de Barros e Pedro Laudevino, além do presidente da casa, Hélio Campagnaro,

Em outro relatório, a presidente da CPI, Maria de Lourdes Barcellos - a Fortaleza, pedia o arquivamento da denúncia por entender que com a exoneração dos servidores supostamente responsáveis pela irregularidade e a devolução do dinheiro, referente ao produto não entregue, não haveria mais motivos para investigação. Fortaleza foi acompanhada pelo Vereador Paulo Sergio de Nardi, o Micula, membro da CPI, e pela vereadora Maristela Nair Collodetti Demuner.

Recuperando-se de uma cirurgia, o vereador Laert Liesner não participou da sessão.

A denúncia, agora arquivada, tratava da compra supostamente irregular de tilápias para a merenda escolar. De 1100 quilos de peixes comprados, 434 quilos não teriam chegado às escolas. Mesmo assim, a prefeitura havia efetuado o pagamento integral. A irregularidade poderia ter causado ao Município um prejuízo de R$ 13.022,11.