Meio Ambiente

Marcada reunião para discutir fumaça que incomoda Barra do Sahy

Postada em:

A fumaça que há vários dias vem incomodando moradores de Barra do Sahy, em Aracruz, e já levou moradores da região de Pedrinhas a procurarem atendimento médico, estará em pauta em uma reunião convocada pela Associação Comunitária de Barra do Sahy. Estão sendo convidadas a Fibria, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Saúde, além de toda a comunidade.

Segundo Jean Pedrini, presidente da Associação Comunitária, a fumaça é causada pelo fogo, que se alastra em um solo de turfa em uma Área de Preservação Permanente de propriedade da Fibria.

O objetivo da reunião é levar ao conhecimento da comunidade a real situação do problema e as providencias que podem ser tomadas pela Fibria e pelo poder público municipal. O encontro está marcado para as 18h30, na Igreja Assembléia de Deus, nas Pedrinhas.

A turfa é um material de origem vegetal, parcialmente decomposto. É formada principalmente por Sphagnum (esfagno, grupo de musgos) e Hypnum, mas também de juncos, árvores, etc. Sob condições geológicas adequadas, transformam-se em carvão. Por ser inflamável, é também de difícil controle.