Meio Ambiente

Fumaça em Barra do Sahy é causada por turfa e solução pode ser complicada

Postada em:

É sério o problema da fumaça que vem incomodando moradores de Barra do Sahy, principalmente da região de Pedrinhas, em Aracruz. Há cerca de dez dias a fumaça, que surge com mais força à noite, já causou problemas respiratórios em moradores, que precisaram buscar atendimento médico. De acordo com o Jean Pedrini, presidente da Associação de Moradores de Barra do Sahy, a fumaça vem de uma área de preservação permanente, pertencente à Fibria. Ele afirma que no sábado esteve no local e constatou que a fumaça é oriunda da queima de um solo conhecido como turfa. (foto Ilistrativa) A área é de difícil acesso para veículos e são vários os pontos de queima, o que pode dificultar muito no combate. A turfa é um tipo de solo composto por minerais que alimentam o fogo. O problema é o mesmo que há anos incomoda moradores do município de Serra, na Grande Vitória.

Ainda segundo Pedrini, durante a última semana, equipes da Fibria estiveram trabalhando no local, na tentativa de conter a fumaça, mas o trabalho ainda não deu o resultado desejado.

“Nas últimas noites a fumaça não incomodou devido à chuva que caiu na região”, afirmou o presidente da associação.

Na manhã desta segunda feira, Pedrini entrou em contato com o secretário municipal de meio ambiente, Aladim Cerqueira e ambos ficaram de tentar uma reunião com a Fibria para que a empresa apresente as medidas que pretende tomar para resolver ou mitigar o problema. A intenção é conseguir a reunião ainda para esta segunda feira.