Geral

Após manifestação da comunidade, Prefeitura de Aracruz esclarece obras da elevatória de Pedrinhas

Postada em:

Moradores da comunidade de Pedrinhas interditaram a Rodovia ES 010 na manhã desta sexta feira (01) em protesto contra a divulgação em um informativo da prefeitura de que a obra da Elevatória de Esgoto do local estaria concluída. O presidente da Associação de Moradores do local, Jean Pedrini, disse que ainda não estariam concluídas as instalações das bombas e outros detalhes finais. Iniciado às 6h da manhã, o protesto só foi finalizado por volta das 10h após o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE-ARA), autarquia municipal da Prefeitura de Aracruz cumpriu a exigência dos manifestantes de apresentar garantias de que os serviços serão retomados.

Em nota enviada à redação do Site Aracruz, a prefeitura de Aracruz esclarece a situação. Segue parte da nota:

O sistema de coleta de esgoto é dividido em várias etapas, sendo elas: Construção da rede coletora de esgoto; Construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE); e Construção da rede de recalque de esgoto. As redes coletoras foram construídas integralmente. A Estação Elevatória de Esgoto foi concluída parcialmente em 2015, ficando alguns ajustes técnicos para sua conclusão plena, as quais foram concluídas em 2016. A construção da rede de recalque se encontra totalmente construída, com pendências, devido a necessitar de autorização dos órgãos DER-ES e TRANSPETRO.

As autorizações junto ao DER-ES foram concedidas e a obra do “encamisamento” para travessia da tubulação de recalque já fora realizada em 13/03/2016 pela equipe do SAAE-ARA. Para continuidade dos serviços, tornava-se necessária a autorização da empresa TRANSPETRO para que o SAAE-ARA pudesse realizar o restante dos serviços, sendo esta autorização concedida em 01/04/2016.

O SAAE-ARA, representado pelo gerente da divisão de esgoto, Josemar Alves dos Reis, esteve em contato direto com o presidente da Associação de moradores, Jean Pedrini, deixando o mesmo informado acerca da data de execução dos serviços de travessia da Rodovia ES-010, com data para o próximo dia 04 de abril (segunda-feira).

O SAAE-ARA esclarece que o termo de compromisso apenas oficializa o comprometimento com a execução dos serviços já programados, e que quando o termo de compromisso foi emitido, o SAAE-ARA ainda estava estabelecendo contato com a TRANSPETRO para fins de agendamento da visita de técnico para acompanhamento das atividades a serem realizadas em sua área de domínio.