Cultura

Servidora pública de Ibiraçu tem talento reconhecido com filme

Postada em:

A escriturária Nilma Rosa Gomes de Lima Scarpat, ainda está se acostumando com os elogios que tem recebido da comunidade de Ibiraçu, por conta do Filme produzido e dirigido por ela. Nilma foi a vencedora do Município de Ibiraçu no concurso Curta Vitória Minas, promovido pela Fundação Vale do Rio Doce. A organização escolheu o melhor roteiro de cada um dos Municípios por onde passa a estrada de ferro Vitória x Minas. Nilma que já foi professora, hoje trabalha na Biblioteca Municipal. Ela, que sempre teve o prazer de contar histórias para crianças do ensino fundamental, prática que ela realiza a 37 anos, dessa vez resolveu contar uma história de adulto. Nilma se baseou em um antigo relato muitas vezes contado na época em que as pessoas se juntavam em voltas de fogueiras para prosear.

A história que Nilma levou para as telas fala sobre um falso italiano que veio para Pau Gigante, antigo nome de Ibiraçu, para trabalhar na estrada de ferro. Ao atravessar a mata para voltar do trabalho, Moisés teria conhecido Gilzzepe e, no dia seguinte, descobriu que o novo amigo, na verdade já tinha morrido havia um bom tempo.

“O Segredo de Gilzzepe” é um curta metragem de 12 minutos que foi gravado em cinco dias. A produção contou com 3 atores e cerca de 50 figurantes, com destaque para o grupo de dança italiana do Distrito de Guaraná, em Aracruz.

A diretora conta que teve total apoio da comunidade e que todos os comerciantes que procurou abraçaram a idéia da produção, que foi patrocinada pela organização do concurso. O filme foi exibido para a comunidade local no dia 28 de junho, no Ginásio de Esportes Antônio Barroso Gomes e apesar da chuva, cerca de 200 pessoas compareceram ao lançamento.

A repercussão do filme rendeu a Nilma o reconhecimento da Câmara Municipal que aprovou, por unanimidade, uma Moção de Congratulações pelo trabalho que vai ajudar a divulgar o nome de Ibiraçu.

De acordo com Nilma, todos os filmes produzidos com histórias vencedoras do concurso serão exibidos, durante um período, no trem de passageiros da estrada de ferro Vitória x Minas. A data do início das exibições ainda não está confirmada, porém existe a possibilidade de que isso ocorra a partir do mês de agosto. Os filmes produzidos com histórias de Fundão e João Neiva também serão exibidos.

NIlma disse que já pensa em promover uma nova exibição em Ibiraçu, para que a comunidade tenha outra oportunidade de assistir. O Site Aracruz divulgará local e data.