Política

Vereador de João Neiva pede união com Aracruz e Ibiraçu para discutir crise hídrica

Postada em:

A falta de chuvas, que ameaça a população de Ibiraçu de ficar sem água potável muito em breve, foi assunto na sessão desta terça feira (08), na câmara municipal de João Neiva. A preocupação foi levantada pelo vereador Luiz Carlos Adão, o Kaká (PMDB).

Assim que soube do trabalho que está sendo feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Ibiraçu, que pretende captar água no Rio Piraqueaçu, que também abastece João Neiva e Aracruz, Kaká esteve na propriedade dos Zandoná, local onde o órgão pretende fazer a captação, a fim de se inteirar sobre como será feito o serviço.

Ciente da urgência de se encontrar uma solução para o abastecimento de Ibiraçu, o vereador sugere que os SAAEs de João Neiva e Aracruz se unam ao órgão de Ibiraçu para a realização de um rápido estudo capaz de garantir que as captações de João Neiva e Aracruz não serão prejudicadas.

Diante da declaração dada pelo diretor do SAAE Ibiraçu, Elias Recla ao Site Aracruz de que o serviço que vem sendo feito pode não garantir água para Ibiraçu por muito tempo, Kaká acredita que esse é o momento de os três municípios unirem forças na busca por uma forma de construir uma barragem capaz de garantir o abastecimento para os três municípios.

Com a mesma opinião do vereador, Recla acredita que a construção de uma barragem seria a melhor forma de resolver o problema de abastecimento desses municípios. Em Aracruz, regiões como os Distritos de Guaraná e Santa Cruz há meses vêm enfrentando problemas com o abastecimento. Em Ibiraçu, mesmo com o racionamento que vem sendo adotado, a água dos reservatórios pode se esgotar em quinze dias.

Diante da seriedade do problema, a câmara municipal de João Neiva aprovou nesta terça feira a convocação do diretor do Saae, Clésio Ferreira Gonçalves, para que compartilhe seus conhecimentos técnicos sobre as questões levantadas.