Cidades

Ibiraçu - Captação no Piraqueaçu não será suficiente para resolver crise hídrica

Postada em:

Moradores de Ibiraçu vêm sofrendo com a escassez de água nos últimos dias. A situação já não era e boa ficou ainda mais delicada. Cada vez mais precioso, o líquido vem sendo racionado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE desde o final de 2015. Em sistema de rodízio, a água chegava às torneiras das residências a cada dois dias, mas devido falta de chuvas na região o problema se agravou e as fontes de captação do município se encontram com viveis muito baixos.

O diretor do SAAE, Elias Recla, disse ao Site Aracruz, neste sábado, que e o abastecimento passou a ser feito a cada quatro dias, mas em alguns bairros moradores chegam a ficar mais tempo sem água. Esse foi o caso da radialista Ana Paula Matos, moradora do bairro São Cristóvão, que nesta sexta (04/03) reclamava por estar sem receber o líquido desde sábado (27/02). Neste sábado (05), ela voltou a falar com nossa reportagem. “Chegou um pouco de água ontem, mas já acabou”, lamentou.

Para amenizar o problema, o SAAE iniciou trabalhos emergenciais para fazer a captação no leito Rio Piraqueaçu, que também abastece os municípios de Aracruz e João Neiva, mas as notícias não são muito animadoras. Segundo Recla, o serviço pode levar até sessenta dias e mesmo assim não revolverá o problema.

“Com esse serviço, talvez a gente consiga captar de 10 a 18 litros de água por segundo, e para abastecer a cidade a cada dois dias seriam necessários 30 litros por segundo. Estamos fazendo o possível com o pouco recurso que temos”, declarou.

Recla acrescentou que a água captada no Rio Piraqueaçu chegará ao local de tratamento contando apenas com a força da gravidade, pois não há recurso para a compra de uma bomba. O ideal, segundo ele, seria a construção de uma barragem, mas não há recursos disponíveis. Um projeto da Fundação Nacional de Saúde poderia resolver o problema, mas apesar de elaborado no ano de 2001, o Governo Federal não liberou recursos para implantá-lo.

O serviço para captação de água no Rio Piraqueaçu poderia ter sido feito há mais tempo. Ainda no mês de outubro de 2015 o prefeito Duda Zanotti decretou estado de emergência, mas o Governo do Estado somente confirmou o decreto no último dia 23 de fevereiro, quando então o município passou a ter autorização para os trabalhos emergenciais.

Nos últimos dias, os SAAEs de Aracruz e João Neiva têm ajudado no abastecimento de Ibiraçu. Caminhões pipa dos dois municípios, que chegam a Ibiraçu, têm sido importantes para reduzir o sofrimento dos moradores. Para este sábado está prevista a chegada de duas carretas de água bruta, cedidas por uma empresa de Aracruz.

Segundo Elias Recla, o pensamento agora é pedir ajuda também ao município de Fundão. “No momento é fundamental que a população continue utilizando água com muita economia e consciência”, finalizou o diretor do Saae.