Saúde

Gestantes de Ibiraçu recebem repelente para evitar zika vírus

Postada em:

A prefeitura de Ibiraçu começou, nesta segunda feira (29), a distribuir repelentes para gestantes do município que fazem acompanhamento pelo SUS. O objetivo é oferecer proteção às mães e seus bebês mantendo afastado o mosquito Aedes Aegypti, que transmite o zika vírus e pode causar microcefalia nos bebês, além de dengue e chikungunya.

Aproximadamente 30 gestantes compareceram ao auditório da assistência social para receber o produto e algumas orientações sobre como usá-lo. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que aproximadamente 80 grávidas sejam beneficiadas no município. As gestantes que não receberam o repelente nesta segunda feira podem procurar o produto na unidade de saúde da família, localizada no centro da cidade.

“Em Ibiraçu, não há nenhum caso suspeito de pessoa afetada pelo Zika vírus”, informou a secretária municipal de saúde Viviane Sfalsin.

Ainda de acordo com a secretária, até o momento são 52 casos suspeitos de dengue. Os resultados dos exames feitos através do Governo do Estado ainda estão sendo aguardados.

No município, o bairro onde foi encontrado o maior número de focos do Aedes Aegypti foi o Aricanga, o que levou a vigilância epidemiológica a realizar uma grande ação para combater o mosquito.

Outro bairro onde muitos focos têm sido encontrados é o Elias Bragato, e o perigo está bem perto das famílias. “A maior parte dos focos tem sido encontrada nos quintais das residências”, afirmou Sfalsin.

As equipes da vigilância epidemiológica não têm tido dificuldade para entrar nos quintais, mas após tantas campanhas, o que se espera é que a população não facilite a proliferação do mosquito. É fundamental cada família escolher um dia da semana para fazer uma vistoria no quintal e não permitir o acúmulo de água em qualquer tipo de recipiente para que o mosquito não tenha onde depositar seus ovos.