Geral

Chuva deve continuar no Espírito Santo pelos próximos dias

Postada em:

Janeiro ainda não acabou, mas grande parte do Estado já teve a chuva esperada para o mês inteiro. É o que constatou a equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Um aviso meteorológico especial, publicado desde a semana passada e atualizado constantemente, adverte os capixabas com relação às condições do tempo: “Até o próximo domingo, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve atuar sobre o Espírito Santo. A previsão de tempo indica que as chuvas serão frequentes durante os próximos dias, podendo ser moderadas a fortes em alguns momentos, resultando em acumulados significativos de precipitação em alguns trechos do Estado ao longo deste período”.

Desde a tarde de terça-feira (19) e a manhã desta quarta-feira (20), a Região Noroeste foi a que registrou o maior acumulado de chuva entre todas as regiões capixabas. Destaque para os municípios de Água Doce do Norte, 70mm; Mantenópolis, 65mm; Barra de São Francisco, 64mm e Ecoporanga, 56mm.

“A chuva deve persistir durante os próximos dias, variando de intensidade, mas cessando durante alguns períodos”, disse Bruce Pontes, meteorologista do Incaper. Pelo fato de já ter chovido bastante em algumas áreas, especialmente da Região Serrana, Noroeste e Grande Vitória, o Incaper recomenda atenção especial para as localidades mais vulneráveis a deslizamentos de terra, alagamentos e demais transtornos decorrentes do tempo instável provocado pela ZCAS. Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.