Geral

Cor da água distribuída em Ibiraçu chama a atenção e causa reclamações

Postada em:

A cor amarelada da água que chegam às torneiras de alguns bairros de ibiraçu está causando reclamações de moradores que entraram em contato com o Site Aracruz questionando a qualidade da água. Segundo a diarista Gilcileide Gasparini, por exemplo, moradora de Pendanga, a água não está servindo nem para lavar roupa, já que deixa manchas difíceis de serem retiradas.

Há reclamações também de moradores dos Bairros Guatemala e Pedro Palácios. Outro questionamento é que a água distribuída no Centro de Ibiraçu é de boa qualidade, enquanto a dos referidos bairros não tem boa aparência. Um reclamante chegou a brincar: “Acho que essa água é Rio Doce”, disse referindo-se à lama da Samarco que destruiu a vida no manancial.

Nossa reportagem entrou em contato com o Saae, através da assessoria de comunicação da prefeitura de Ibiraçu. O diretor do órgão, Elias Recla, informou que o Córrego das Freiras, que abastece a região de Pendanga, está seco e que, por isso, o Saae está levando água potável de Ibiraçu em um carro pipa para abastecer o reservatório da ETA que, segundo Recla, atende a todos de forma razoável.

O diretor admitiu que a água do Córrego das Freiras, quando usada no abastecimento, se apresentava densa nas torneiras por ser do fundo e por isso acaba levando um pouco de lodo. Ainda segundo Recla, partículas em suspensão costumam se fixar nas paredes dos tubos de abastecimento e quando secam, como tem ocorrido devido à falta de água, se desprendem refletindo na cor da água que chaga ás residências.

Recla afirmou ainda que a estação de tratamento construída em 1991 não conta com o sistema de decantação e por isso não oferece uma água com a qualidade ideal. Segundo o diretor, o Saae já está em processo de licitação para a aquisição de uma estação compacta, que irá atender à demanda com a qualidade exigida pelo Ministério da Saúde. “Estamos procurando não deixar faltar água, seja ela de boa ou má qualidade”, disse.No entanto Recla não informou quando a comunidade poderá contar com a nova estação de tratamento.

Envie sua sugestão de pauta para contato@sitearacruz.com.br ou whatsapp 9 9983 0085.