Geral

Chuveiro ecológico é novidade na Praia dos Padres em Aracruz

Postada em:

Em época que se faz necessária a economia de água, um morador da Praia dos Padres, em Aracruz, encontrou uma solução para que turistas e outros frequentadores do local não tenham que voltar para casa ou hospedaria sem tirar a água salgada do corpo. Para resolver o problema comum a todos, o encarregado de almoxarifado, Douglas Peruchi, instalou na areia da praia um chuveiro ecológico. Em vez de água encanada, no novo chuveiro a água é retirada do subsolo e bombeada na hora que pessoa deseja tomar banho. Outra diferença é que se parar de bombear a água deixa cair.

Na foto 1, Douglas (óculos) aparece ao lado do casal Thiago e Milena que aprovaram o chuveiro

Douglas explica que a água é retirada de uma profundidade de dois metros dentro da areia.

“O objetivo é que as pessoas possam tomar banho para retirar o sal e a areia. A água não deve ser consumida porque ainda não foi feita uma análise, mas é possível perceber que tem baixa salinidade”, disse.

Douglas afirmou que há bem pouco tempo a praia contava com um chuveiro comum, mas que devido à crise hídrica, a prefeitura desativou o chuveiro para evitar o desperdício de água.

“Essa seria uma forma de a prefeitura manter chuveiros funcionando nas praias”, sugeriu.

Para instalar o chuveiro ecológico, o encarregado de almoxarifado comprou todo o material por R$ 100 e ele mesmo instalou. A novidade tem sido bem utilizada e a iniciativa muito elogiada, mas Douglas faz questão de dizer que não é autor da invenção.

“O chuveiro ecológico já vem sendo usado em algumas praias do Rio de Janeiro. Vi na internet, achei interessante e resolvi instalar um aqui. Que bom que deu certo e está sendo útil, concluiu.

O chuveiro ecológico fica na Praia dos Padres, próximo ao Bar do Paulo, o Bacutia do Norte.

Abaixo, um vídeo mostrando o funcionamento do chuveiro ecológico.

Envie sua sua sugestão de pauta para contato@sitearacruz.com.br