Geral

Canal Caboclo Bernardo pode ser reaberto para abastecimento de Vila do Riacho

Postada em:

Os próximos dias podem ser decisivos para a possível reabertura do Canal Caboclo Bernardo que liga o Rio Doce à Vila do Riacho, em Aracruz onde moradores estão enfrentando problemas com o abastecimento de água. Além de abastecer a Vila do Riacho, o canal também abastece uma das fábricas da Fibria (celulose), mas desde que a lama oriunda das barragens da Samarco, em Mariana-MG, chegou ao Rio Doce em Linhares, as comportas que controlam a passagem da água para o canal vêm sendo mantidas fechadas pela Fibria para evitar que a lama se desloque até Vila do Riacho.

A possibilidade de chegada da lama, aliás, foi a preocupação de moradores em uma reunião realizada pela empresa na última quarta feira (23) para discutir a intenção da Fibria e da prefeitura de reabrir o canal. O encontro contou com representantes da Fibria, da prefeitura e da comunidade. Na ocasião, a empresa apresentou uma solução para o tratamento da água do Rio Doce que poderia voltar a abastecer a comunidade e a própria fábrica, mas pessoas que participaram da reunião informaram que a reabertura ainda não foi definida.

A prefeitura, através de sua assessoria de comunicação, informou que um laboratório contratado pela Fibria fez testes na água após o processo de limpeza e enviou os resultados para a Agência Nacional das Águas que, por sua vez, atestou e comprovou que os resultados apresentados estavam dentro do padrão para consumo humano.

Ainda de acordo com a assessoria da prefeitura, nesta segunda feira (28) representantes do poder público municipal, da Fibria e da comunidade farão uma visita à estação de tratamento para sanar possíveis dúvidas sobre o processo de limpeza da água.

Em nota, enviada à redação do Site Aracruz, a Fíbria faz questão de enfatizar que:

"A mortandade de peixes não tem qualquer relação com as atividades da Fibria e do Canal Caboclo Bernardo, cujas comportas estão fechadas desde o dia 20 de novembro em função da contaminação da água do Rio Doce por rejeitos de minério. O fechamento das comportas foi uma recomendação da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Aracruz para preservar os ecossistemas da região. A Fibria está à disposição da comunidade para esclarecer sobre o funcionamento do Canal Caboclo Bernardo."