Geral

Índios de Aracruz querem receber por torres de energia em suas terras

Postada em:

Ainda não houve avanço na tentativa de negociação entre índios Tupiniquins e Guaranis com representantes da Escelsa. Desde o dia 30 de novembro, representantes de dez aldeias indígenas ocupam a área 38 de suas terras onde estão instaladas várias torres de transmissão de energia elétrica. De acordo com o Vilson Tupinikim, representante da Funai em Aracruz, os índios querem ser compensados pela utilização de suas terras.

Em conversa com a reportagem do Site Aracruz na tarde desta quarta feira (09), Josi Tupiniquim, que falou em nome das lideranças, afirmou que as linhas de transmissão atravessam as terras indígenas há 44 anos e que nunca houve qualquer tipo de estudo de impacto ambiental. Agora os índios querem negociar o passivo (período em que as terras foram utilizadas) e outra compensação pela permanência das torres. Até o momento a manifestação é pacífica e não prejudica a distribuição de energia no Município

Ainda de acordo com a representante indígena, os índios chegaram a se reunir com um representante da Escelsa que pediu prazo até esta terça feira (08) para apresentar uma proposta. Os índios queriam que a reunião ocorresse na Aldeia Caieiras Velha, mas em busca de um avanço nas negociações, abriram mão do local e enviaram representantes à sessão da Câmara Municipal onde esperavam ouvir uma proposta satisfatória.

Sem qualquer avanço, cerca de 700 índios dão prosseguimento ao protesto até conseguirem a atenção de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Por enquanto os índios preferem não falar em valores que pretendem receber, porque ainda necessitam de um estudo de ocupação do solo e seus impactos, mas adiantaram que querem isenção das taxas de energia elétricas das aldeias e melhorias na iluminação pública.

A comunidade indígena promete encerrar a manifestação somente após receber uma proposta considerável. Caso não surja essa proposta, não estão descartadas outras ações, nem mesmo o corte de energia. Segundo Josi Tupiniquim, o prefeito Marcelo Coelho teria confirmado que toda a energia do Município de Aracruz passa pelas torres de transmissão instaladas nas terras indígenas. Procurada por nossa reportagem, a prefeitura de Aracruz ainda não confirmou ou negou tal afirmação.