Saúde

Bebê de Aracruz com microcefalia recebe acompanhamento profissional

Postada em:

A mãe e o bebê com microcefalia estão recebendo acompanhamento de um especialista neuropediatra do Hospital Infantil, em Vitória. Diagnosticado na última segunda feira (07) por profissionais da Unidade de Saúde de Guaraná, Distrito onde a mãe de 25 anos vive com o bebê, agora com 29 dias, este ó terceiro caso da doença registrado em Aracruz.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, mãe e filho tiveram amostras de sangue coletadas para aprofundamento do diagnóstico. A microcefalia que teve os primeiros casos registrados no nordeste brasileiro, já se espalha por vários estados de outras regiões.

Em apenas uma semana, o número de casos suspeitos da doença no país aumentou 41% e passou de 1.248 para 1.761. Os bebês com malformação do cérebro nasceram em 13 estados e no Distrito Federal. O Ministério da Saúde investiga 19 mortes de crianças com suspeita de microcefalia provocada pelo zika vírus, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a febre chikungunya e a dengue.

Para ajudar no combate ao mosquito, homens do Exército desembarcaram nesta terça feira (08) em Vitória. Eles acompanham equipes de vigilância epidemiológica para facilitar o acesso às residências.