Saúde

Secretaria de Saúde faz alerta para o aumento de casos da dengue no município

Postada em:

De acordo com a Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz, atualmente o município apresenta 761 casos notificados da dengue, o que significa um aumento de 9% dos casos em relação a todo o ano passado. Esses casos estão dispersos em 64 localidades de toda a cidade, sendo que em 22 dessas 64 localidades os casos são positivos.

A prefeitura informa que já vem realizando o trabalho de combate à dengue todos os dias. Os Agentes de Saúde Ambiental fazem as visitas em imóveis, bloqueio costal de transmissão aos casos suspeitos e bloqueio focal em pontos de concentração de casos notificados, além do trabalho de educação em saúde.

É muito importante que toda a população faça sua parte no combate, como a vistoria em suas próprias casas e comércios, eliminando assim os depósitos que possam acumular água. Para se ter uma ideia, 90% dos focos encontrados pelos Agentes foram dentro das residências.

Outro problema encontrado foi o número de imóveis fechados, o que impede os agentes de desenvolverem o trabalho de controle. Se o cidadão não recebe a visita do agente por estar trabalhando, ou possui algum imóvel que sempre fica fechado, a visita deve ser agendada no melhor horário.

Esse agendamento pode ser feito via site da PMA, no formulário eletrônico http://www.aracruz.es.gov.br/formulario_dengue/ ou pelo telefone no Centro de Controle de Zoonoses 3296-1365.