Geral

Linhares terá manifestação em defesa do Rio Doce nesta sexta feira

Postada em:

O sentimento de dor pelo desastre que devastou o Rio Doce deve mobilizar um bom número de pessoas na manhã desta sexta feira em Linhares. A iniciativa em defesa do Rio Doce é de movimentos organizados de Linhares e a manifestação está marcada para as 8h da manhã na Praça 22 de Agosto. A concentração prossegue até as 9 horas.

De lá os manifestantes seguirão pela Rua Monsenhor Pedrinha até a BR 101 com destino à Ponte Joaquim Calmon, onde será feito um abraço simbólico no manancial. Na oportunidade, será divulgada uma carta aberta do Rio Doce. Depois haverá um culto ecumênico no cais do porto onde a manifestação deve prosseguir até as 15 horas. Mais tarde às 18h, acontece no Centro Ecológico de Regência, do Projeto Tamar, uma reunião da qual participarão pessoas da comunidade, além de autoridades políticas e do judiciário. As informações foram passadas por um representante da Colônia dos Pescadores que faz parte da organização.

A lama oriunda das barragens da Samarco, que se romperam no dia 5 de novembro em Mariana – MG matou toda a fauna e flora do Rio Doce e agora afeta o ecossistema marítimo em Regência afetando a vida de moradores de Regência e Povoação. Pescadores já não têm como exercer a profissão. Até o dia 28 de fevereiro eles recebem ajuda de custo do governo pelo período da piracema, quando não podem pescar. A preocupação maior é saber como poderão sustentar suas famílias sem a pesca.