Meio Ambiente

Lama atinge reserva de Comboios e APA Costa das Algas em Aracruz

Postada em:

A previsão de que a lama da Samarco poderia atingir águas na região de Aracruz começaram se confirmar neste domingo. Em vez de migrar para o norte, como vinha ocorrendo, a lama agora segue para as águas ao sul e já alcança o Município de Aracruz. A mudança de rumo, segundo José Carlos Tome, coordenador do Projeto Tamar, em Regência, ocorreu após a chegada do vento nordeste.

Com base no monitoramento feito neste domingo, Tomé informou que a lama agora avança entre Barra do Riacho e Santa Cruz, em Aracruz. O único alento, no momento é que os rejeitos das barragens de Mariana estão afastados cerca de15 a 20 km da costa, ainda não podendo ser percebidas mudanças nas praias.

“Diferente de como ocorreu ao norte, onde a lama seguiu o tempo todo próximo às praias, ao sul ela se desloca mais em alto mar, diz Tomé.

A aflição que existia com relação às Praias de Barra Seca, Barra Nova e Guriri, temporariamente deixa de existir e as intervenções na região foram suspensas. Depois de atingir a reserva biológica de Comboios, em Regência (Linhares) e a Terra Indígena de Comboios, em Aracruz, agora a lama da Samarco adentrou a APA (Área de Preservação Ambiental) Costas das Algas, entre os municípios de Aracruz e Fundão.

A torcida agora é para que o impacto na região seja o menor possível. Uma das grandes preocupações é de que as praias sejam afetadas o que poderia causar um enorme impacto na economia de Aracruz que se prepara para receber turistas neste verão que se aproxima.