Meio Ambiente

Possível mudança dos ventos pode levar lama para praias de Aracruz

Postada em:

A menos de um mês do início oficial do verão, as praias de Linhares vão sendo tomadas pela lama das barragens da Samarco que se romperam em Mariana-MG. O rejeito das minas, que destruiu o Rio Doce, agora tomou as praias de Regência e povoação e já vai alcançando a Praia de Pontal do Ipiranga, principal balneário de Linhares. A lama já avançou mais de cinco quilômetros mar adentro na região de Regência e cerca de quarenta quilômetros ao norte. Muitos peixes mortos já podem ser vistos na Praia de Regência e a lama também pode avanças para águas ao sul.

A prefeitura de Linhares orienta a população a não se banhar em nenhuma das praias atingidas assim como na Praia de Barra Seca, que pode ser afetada a qualquer momento. Segundo Luciano Cabral, biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a precaução deve ser tomada por pelo menos sete dias até que saia o resultado das análises. “Já fizemos a coleta das amostras e aguardamos o resultado em até sete dias”, afirmou o biólogo. As análises serão feitas pela própria Samarco.

Cabral afirmou ainda que outra onda de lama pode chegar pelo Rio Doce a qualquer momento já que o material vem sendo liberado em etapas nas represas. O biólogo acrescentou que ainda é grande a quantidade de rejeito que vai atingir o mar.

O secretário municipal de meio ambiente, Rodrigo Paneto, afirmou que a lama poderá também avançar para o sul de Linhares, isso porque há expectativa de que o vento mude para nordeste.

O risco das praias de Aracruz serem tomadas pela lama tem causado aflição nos comerciantes da orla do Município. Proprietário do quiosque Kaniço, um dos mais freqüentados na Praia de Barra do Sahy, Braulio Dias precisa da praia em boas condições para receber seus clientes. O comerciante também é muito procurado por turistas interessados em comprar peixes.

“Nós comerciante só ganhamos dinheiro com o turismo, sem isso e sem praias limpas, o impacto ambiental e financeiro será enorme, pois o desemprego pode aumentar muito. Precisamos de providências para evitar o pior, afirmou Braulio.

Com a mesma preocupação, o vereador Romildo Broeto encaminhou solicitação à Secretaria Municipal de Ambiente para que seja providenciado um plano de ação para o caso de a lama chegar às praias de Aracruz.

Em Colatina, município que vem enfrentando sérios problemas na distribuição de água, a captação do Rio Doce voltou a ser suspensa. Nesta segunda (22), o prefeito Leonardo Deptusk ordenou a retomada da captação após divulgação de um resultado de análise que considerado aceitável. A decisão custou algumas críticas nas redes sociais já que o Relatório Analítico Parcial de número 002-63877-7001, que teria embasado a decisão, aponta que o percentual de Manganês encontrado na amostra estaria em desacordo quando comparado com a portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, de dezembro de 2011. Na manhã desta terça feira, o prefeito voltou a interromper a captação alegando que a turbidez da água do rio vem sofrendo grandes variações e que, por hora, o melhor seria aguardar as melhores condições.

Assim a população volta a ter de disputar água potável, uma vez que a quantidade de água enviada ao Município tem sido insuficiente e o desespero das famílias tem tornado impossível a manutenção de filas organizadas.