Meio Ambiente

Linhares se prepara para evitar maiores danos com chegada do rio de lama

Postada em:

Muita aflição entre moradores de Linhares, Colatina e Baixo Guandu que devem ver chegar pelo Rio Doce, a lama oriunda das represas de rejeito da Samarco Mineração que se romperam em Mariana-MG, onde foram confirmadas duas mortes até o momento e pelo menos vinte e cinco pessoas permanecem desaparecidas. No Rio Doce, o material vem provocando um estrago de proporções incalculáveis destruindo a vida do manancial por onde passa água misturada com barro e minério de ferro.

Os danos ambientais devem ser enormes em quinze municípios incluindo Linhares, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo. Em Linhares, o abastecimento de água não deve ser comprometido já que devido à crise hídrica, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE já havia fechado o ponto de ligação entre o Rio Pequeno, local onde a água é captada, e o Rio Doce. A barragem, que foi reforçada neste domingo, agora servirá para impedir que o rio de lama invada o Rio Pequeno.

Em Regência, onde o Rio Doce já não tinha forças para chegar ao mar, devido ao pequeno volume de água, formou-se uma barreira de areia que já está sendo reaberta pela prefeitura para o rio de lama possa desaguar onde pode se diluir com maior rapidez. A preocupação de muitos moradores de Regência é que o grande volume de lama possa comprometer a qualidade das praias justamente quando se aproxima o verão e o balneário recebe grande número de turistas.

Em Colatina, a maior preocupação é com relação ao abastecimento de água, já que a captação é feita exclusivamente no Rio Doce. Para amenizar o problema, o Município de Linhares fornecerá água tratada para abastecer hospitais, asilos, abrigos e presídios.

Em Baixo Guandu, o prefeito Neto Barros (PC do B), informou que vai acionar judicialmente a Samarco, empresa responsável pelas barragens. Além dos danos ambientais o prefeito prevê conseqüências aos pescadores que não poderão mais ganhar seu sustento com peixes do manancial. “Precisamos responsabilizar a empresa e vamos acioná-los na Justiça para que eles reparem os danos que estão causando”, afirmou Barros.

A Samarco ainda não se pronunciou sobre as declarações do prefeito.

A previsão é de que os municípios capixabas sejam atingidos entre a noite desta segunda e madrugada desta terça feira.