Política

João Neiva - Projeto de lei visa maior conforto para usuários em correspondentes bancários

Postada em:

Enfrentar filas em bancos já não representa os mesmo transtornos de anos atrás. Hoje em dia, quem se dirige a uma agência para pagar uma conta, receber ou resolver outros assuntos financeiros encontra cadeiras para sentar enquanto aguarda sua vez, nem sempre elas estão desocupadas é verdade, mas com certeza, a espera já não parece tão longa como antes. A situação melhorou da água para o vinho depois que as cadeiras passaram a ser obrigatórias em alguns Municípios e as melhores condições foram servindo de exemplo para o restante do País.

E que tal se o mesmo ocorresse nas casas lotéricas, correios e demais correspondentes bancários? Com certeza o cidadão merece um tratamento mais digno! Pois é exatamente esta a proposta do vereador Luiz Carlos Adão, o Kaká (PMDB), do Município de João Neiva. Um projeto de sua autoria prevê que todos os correspondentes bancários em funcionamento no Município sejam obrigados a oferecer, no mínimo, vinte assentos para os usuários.

O próprio vereador explica o motivo de ter tomado a iniciativa. “Como legislador eu não poderia fechar os olhos para um problema que atinge a todos, principalmente idosos e pessoas com necessidades especiais, que muitas vezes se dirigem a esses estabelecimentos para receber seus benefícios. Todo mundo vê as pessoas em enormes filas que tomam as calçadas, ficando expostas ao sol ou à chuva. Não dá para ver isso e não tentar melhorar a situação”, afirmou o vereador.

Kaká chegou a apresentar o projeto na câmara no ano de 2013, mas o sofrimento dos usuários não sensibilizou a maioria dos onze vereadores e a proposta só obteve quatro votos favoráveis.

O projeto já foi reapresentado na câmara e pode ser colocado em discussão a qualquer momento. “Ainda não tenho como afirmar a data em que vamos discutir o projeto, mas assim que tiver essa definição farei questão de divulgar para que a comunidade possa acompanhar a votação. Dessa vez estou muito otimista porque de 2013 para cá a situação foi agravada, as filas estão maiores e mais visíveis. Acredito que os colegas vereadores vêem o problema da mesma forma que eu e não vão permitir que isso continue.

De acordo com o site da Câmara Municipal de João Neiva, os vereadores voltam a se reunir na terça feira, dia 10 de novembro.