Educação

Professores de Aracruz marcam assembléia e operação tartaruga pode acabar terça feira

Postada em:

Os professores da rede municipal de Aracruz já estão cientes da decisão do desembargador Carlos Simões Fonseca, que nesta quarta feira declarou ilegal a greve dos professores e determinou o fim do movimento no prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

No final da tarde desta quinta feira (17), o diretor do Sindiupes, Carlos Augusto Duarte confirmou que a categoria, agora, já foi notificada e que encaminhou um pedido de concessão ao desembargador para que esse prazo se estenda até segunda feira, quando os professores irão realizar assembléia para comunicar a normalização das atividades a partir de terça feira (22).

“Não queremos e não vamos confrontar a justiça, apenas queremos realizar uma assembléia que já estava marcada antes do despacho para segunda feira, disse Duarte.

Por tanto, nesta sexta feira, a operação tartaruga invertida deverá se repetir.

Em sua decisão, já no primeiro dia de greve, o desembargador Carlos Simões Fonseca considerou que não é cabível o reajuste salarial reivindicado pelo professores, uma vez que já teria havido negociação entre a prefeitura e o Sindicato dos Servidores Municipais de Aracruz – Sisma, que para o magistrado, seria o representante legal de todos os servidores da prefeitura de Aracruz.

Por sua vez, Carlos Augusto Duarte afirmou que em seu entendimento, talvez tenha faltado um pouco de carinho por parte do desembargador na avaliação do caso, o que teria evitado o que o sindicalista chamou de equívoco processual, uma vez que o Sisma, segundo Duarte, não possui a Carta Sindical, um documento do Ministério do Trabalho que, desde o ano de 2010, garantiria ao Sindiupes o direito de representar os professores da rede municipal de Aracruz.

Duarte informou que o Sindiupes já está providenciando documentos para encaminhar à justiça junto com um pedido de revisão do caso.

A prefeitura de Aracruz não tem se pronunciado sobre a greve. Por telefone, a reportagem do Site Aracruz tentou, mas não conseguiu contato com o Sisma de quem se coloca à disposição para ouvir nova versão dos fatos.