Política
Reajuste de 57% na conta de água, em um ano, voltou a ser assunto na Câmara de Ibiraçu
A Câmara Municipal de Ibiraçu voltou a debater o reajuste de 32,9% na conta de água, que a população deverá pagar já neste mês de março. Mais uma vez, o vereador Otávio Maioli discursou contra o índice anunciado.
“Considerando os 18% já determinados no início do ano passado, a gente pode dizer que esse mandato está colocando 57% de reajuste nas tarifas de água do município.”
Na sessão do dia 06 de março, a câmara aprovou por unanimidade uma indicação para que o prefeito suspenda o decreto que reajusta a conta de água. A indicação foi apresentada pelos vereadores Kleber Rodrigues, Otávio Maioli, Paulo Rodrigues Quaresma e José Geraldo Rossi, o Zé Pintor.
Vereador Otávio Maioli (PT)
“Sou inicialmente contrário ao reajuste por que acredito que ele foi empregado de maneira muito abusiva, tendo em vista que já tivemos um reajuste de 18% no início do ano passado, e agora 32,9%, que acumulando em cima do percentual passado, dá um total de 57%. Então 57% de reajuste em uma tarifa de água que também tem dentro dela os 50% da tarifa de esgoto, automaticamente implica também na tarifa de esgoto. 57% de reajuste é abusivo. A mensagem da população é bem franca. Um reajuste que, diante do atual cenário de reajuste do salário mínimo de 1,81% e diversos aumentos em diversos produtos como a gasolina, por exemplo, sente no bolso e não tolera mais esse tipo de reajuste desproporcional. Nós não somos a favor de reajuste zero, nós somos a favor de um reajuste adequado, de valorização da água. A gente entende que é importante. Esse é o ponto. Eu tenho um respeito muito grande pelo prefeito, por mais que eu discorde de certas políticas, eu acredito que ele vai ceder, vai fazer uma reversão e talvez contar com a nossa colaboração para propor uma solução mais adequada, declarou Otávio.
Apesar de ter votado a favor da indicação que pede a suspensão do reajuste, o vereador Vanderley Alves da Silva defendeu o aumento da conta de água.
“É necessário, principalmente que o SAAE está em muita dificuldade e tem muita coisa sendo feita. Só está se falando do aumento, mas não se vê que o SAAE está trabalhando dia e noite. Hoje, talvez novidade no Estado, que o SAAE, todos os prédios públicos de Ibiraçu estão pagando água que não pagavam, e agora pagam água. Não só essa ação que está sendo feita, são várias ações ao mesmo tempo. Então ficou mal explicado por que tão batendo só no decreto do prefeito de 32%, mas isso é um mal necessário para que amanhã não corramos o risco de termos na cidade um racionamento de água, a água chegando num bairro segunda-feira e depois só na sexta-feira. O que está se fazendo é correndo contra o tempo, contra isso, contra outra crise aí. Então a gente tem que apoiar essas ações. Tem que se fazer alguma coisa.
Site Aracruz - Com esse pensamento, o senhor também apoiou a indicação dos vereadores que pede para o prefeito rever esse aumento. Por quê?
Alves - Lógico que votei favorável.
Site Aracruz - Sim, o senhor votou favorável a essa indicação, mas por quê, já que o senhor tem esse pensamento (a favor do reajuste)?
Alves - Pelo seguinte: o vereador, a prerrogativa dele de vereador, de fazer essa indicação é prerrogativa do vereador. Eu aqui tenho como praxe nem discutir o requerimento. E eu achava deselegante não votar o pedido dele. Por isso eu votei favorável num negócio que não vai a lugar nenhum, concluiu o vereador, que é da base do prefeito Eduardo Zanotti.