Meio Ambiente

Jibóia invade quintal para comer galinhas em Fundão

Postada em:

Uma jibóia assustou moradores de residência da Rua Major Bley, no Centro de Fundão. A cobra invadiu o quintal em busca de alimento e, na manhã desta quarta-feira (24), foi vista quando "dava o bote" em uma galinha.

De acordo com o policial civil Peterson Pimentel, que conversou com a reportagem do Site Aracruz, o quintal da família é grande e faz divisa com o Rio Fundão. Por volta das 10h30 da manhã o rapaz que faz limpeza no quintal notou que uma galinha se debatia e, ou se aproximar, percebeu que ela estava sendo sufocada por uma cobra.

Assim que foi avisado, o consciente policial solicitou a presença de uma equipe da Defesa Civil Municipal para que o animal fosse recolhido e posteriormente libertado em local adequado.

“Meu pai, que cuida da criação, já havia percebido o desaparecimento de quatro pintinhos. Depois disso passamos a monitorar e hoje descobrimos a causa dos desaparecimentos”, disse o policial.     

A jibóia não é uma cobra venenosa, mas pode chegar a quatro metros de comprimento. Dependendo do tamanho, o animal pode abater grandes predadores por sufocamento. Depois, com a presa já morta, ela lentamente engole a vítima.

A cobra capturada nesta quarta-feira tinha aproximadamente dois metros.  Ainda segundo Peterson, foi primeira vez que uma jibóia foi vista em seu quintal, mas o policial afirma ter recebido a informação da Defesa Civil de que a cobra em questão foi a terceira capturada somente esta semana, em Fundão.

Nossa reportagem tentou o contato com a Defesa Civil, mas as ligações não foram retornadas.

A jibóia foi levada pela Defesa Civil para um local adequado à sua sobrevivência.